Close-Up apresenta dados do varejo farmacêutico

De acordo com as informações, o Rio de Janeiro movimenta mais de R$ 19,2 bilhões e está entre os três maiores mercados do Brasil.
Publicidade

A Close-Up Internacional, empresa de conteúdo e serviços para a indústria farmacêutica, divulgou dados da performance do varejo farmacêutico entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. De acordo com as informações, o estado de São Paulo consolidou-se como o maior mercado do Brasil, movimentando R$ 49,4 bilhões em vendas. Minas Gerais ficou na segunda colocação, com R$ 21 bilhões. Em seguida, o Rio de Janeiro apareceu na terceira colocação, movimentando R$ 19,3 bilhões.

Leia: Droga Raia e Drogasil lideram audiência digital

Por subcanal, a maior representatividade continua sendo das grandes redes, que representaram 50,1% dos R$ 19,3 bilhões em vendas. O mercado de independentes ficou 26,9% dessa fatia; as redes associativistas, com 12,6%; o digital, com 6%; as pequenas redes, com 2,3%; e as médias redes, com 2%.

O relatório da Close-Up também atualizada os números de pontos de venda (PDVs) no estado do Rio de Janeiro. As farmácias independentes representaram 64,2%; as associativistas, 19,9%; as grandes redes, 13,1%; as médias redes, 1,4%; e as pequenas redes, 1,3%. Ao todo, são 8.299 PDVs em todo o estado.

De 2022 para 2023, o mercado total em vendas ao consumidor no Rio de Janeiro cresceu 7,2%. Por subcanal, o crescimento foi maior entre os independentes: 8,3%. Grandes redes e associativistas cresceram 6,8% e 3,7% respectivamente, enquanto pequenas e médias recuaram – 5,94% e – 9,4%. Ainda por subcanal, o digital é a estrela da vez no estado, com crescimento de 29,5% de um ano para outro.

No segmento de independentes, a Close-Up fez uma análise por categorias, incluindo as vendas online. Os medicamentos genéricos cresceram 7,8%, movimentando R$ 1,37 bilhão. No entanto, em destaque estão os não medicamentos, que cresceram 16,2% (R$ 1,38 bilhões), demonstrando o grande potencial dessa categoria para o varejo farmacêutico.

Leia também: Como otimizar o uso do CRM e melhorar as conversões?

Ainda sobre independentes, vale destacar que esse segmento faturou R$ 5,2 bilhões em 2023 e vendeu 274 milhões de unidades.

Fonte: Close-Up International

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 13 de novembro.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo