Close-up apresenta visão geral de canal farma

Close-up divulga dados do canal de farmácias em setembro
Foto: Adobe Stock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Em novo levantamento divulgado pela Close-up International, é possível conhecer a dinâmica das farmácias brasileiras. O período considerado no estudo foi o mês de setembro de 2022. Confira abaixo os detalhes.

Perfil das farmácias

Em relação às farmácias independentes, nota-se que 56.114 foram mantidas em relação ao mês de agosto, enquanto 8.830 foram abertas e 4.970 fecharam. Já as farmácias associadas à Febrafar, ou seja, que são associativistas, continuaram com 12.038 unidades abertas, 1.038 novas e 43 fechadas.

As ligadas à Abrafarma tiveram bom desempenho: 8.694 se mantiveram abertas, 794 surgiram e 193 fecharam. Os demais grupos de farmácias tinham um total correspondente a 9.216 lojas, 538 aberturas e 865 fechamentos.

Elementos de crescimento

Na análise da representatividade em vendas, é possível destacar os medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Veja mais.

ELEMENTOS

TOTAL

MPX

NMED

MIPS

Lançamentos

2,5%

1,5%

4,6%

2,1%

Preço

4,8%

6,6%

3,1%

4,9%

Volume

6,3%

4,3%

3,1%

17,4%

Mix

0,3%

0,3%

0,1%

0,9%

Total categoria

14%

12,7%

10,8%

25,3%

Total mercado

100%

53,9%

29,7%

16,4%

 

Veja também: Mais de 80% das pessoas que não participam de programas de fidelidade consideram aderir

Foto de Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

De acordo com a Close-Up International, farmácias independentes têm mais presença em cidades com até 20 mil habitantes.
Levantamento da Pesquisa IPC Maps também mostra que, nos últimos dois anos, mais de quatro mil farmácias foram abertas no Brasil.
De acordo com a IQVIA, o varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024. O operador logístico também mantém esse ritmo de crescimento.
Mudanças climáticas estão impondo novos desafios ao setor da cadeia de frio e a empresas do segmento, como o Grupo Polar.
Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
De acordo com a Kantar, o antitranspirante está presente em 95% dos domicílios do país, e a população utiliza, em média, 13 unidades por ano.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo