Close-up publica resultados de fevereiro do varejo farmacêutico

Close-up publica dados do varejoo farmacêutico
Foto: freepik
Publicidade

A Close-up International publicou o estudo com os resultados da performance do varejo farmacêutico brasileiro no mês de fevereiro de 2021. O levantamento leva em consideração o número de unidades vendidas, o montante movimentado e o crescimento por regiões do País, com foco na comercialização de medicamentos.

Crescimento total do mercado

Na avaliação total do mercado farmacêutico, é possível perceber um crescimento em todas as categorias nos 12 meses findados em fevereiro deste ano. Em unidades, por exemplo, as farmácias brasileiras tiveram um crescimento total de 7,33% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em relação aos medicamentos de prescrição, a média de crescimento foi de 7,86%; os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) tiveram um aumento de 4,62%; e os não medicamentos, como vitaminas e produtos de higiene, 8,18%.

Subcategorias

Ao destrinchar as categorias, a Close-up revela informações específicas sobre as subcategorias, que são: exclusivos, genéricos, de marca e de trade. Na categoria de medicamentos de prescrição, nos 12 meses móveis terminados em fevereiro, a primeira subcategoria apresentou um aumento de 1,87% nas vendas. A segunda, um crescimento de 11,81%, enquanto a terceira foi 2,81% e a última 8,53%. Na análise da categoria de MIPs, os exclusivos tiveram uma queda de 0,87% no ano, enquanto os genéricos cresceram 8,60%, os de marca 0,18% e os de trade 9,48%.

Performance em reais

Em relação aos resultados relacionados ao dinheiro movimentado com as vendas, o Brasil apresentou um crescimento geral de 11,91%. Os produtos de prescrição contribuíram com um crescimento de 10,74%, os MIPs de 10,25% e os não medicamentos de 17,18%. Essa última categoria se destaca por conta do aumento da procura por itens de higiene, consequência da pandemia de Covid-19.

Na análise das subcategorias dos medicamentos de prescrição, é possível notar o crescimento de 15,58% dos exclusivos, 16,34% dos genéricos, 4,14% dos de marca e 11,45% dos de trade. Já na subcategoria de MIPs, os exclusivos tiveram um aumento de 7,03%, os genéricos de 6,94%, os de marca 5,85% e os de trade 20,4%.

Regiões do Brasil

Por fim, o mapeamento geral dos dados das cinco regiões do País mostra um destaque na região Norte: em unidades, o crescimento foi de 18,53% e, em reais, de 26,64%. A região Nordeste aparece logo em seguida: cresceu, respectivamente, 12,99% e 18,73%.

Veja também: Pague Menos vê atual ambiente de negócios parecido com o de 2020

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo