CMED divulga anuário de 2022 com dados sobre o desempenho do mercado farmacêutico industrial

Segundo a pesquisa, o setor industrial farmacêutico brasileiro decresceu cerca de 3% em faturamento, passando de R$ 135,2 bilhões, em 2021, para R$ 131,2 bilhões, em 2022.
Publicidade

A Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED) divulgou, recentemente, o seu Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico 2022. De acordo com o documento, o mercado farmacêutico industrial faturou R$ 131,2 bilhões e comercializou 5,7 bilhões de embalagens. Ao longo do ano, foram vendidas 13.817 apresentações a um preço médio global de R$ 22,98.

A partir dos dados de comercialização declarados pelos fabricantes, o setor industrial farmacêutico brasileiro decresceu cerca de 3% em faturamento, passando de R$ 135,2 bilhões, em 2021, para R$ 131,2 bilhões em 2022.

Segundo o estudo, o número de empresas que comercializaram medicamentos decresceu 7,2% em 2022, passando de 234 para 217. Além disso, os medicamentos comercializados também decresceram 1%, passando de 4.796 para 4.748. As apresentações comercializadas também tiveram queda de 1,1%, atingindo o patamar de 13.817, em 2022, contra 13.977 em 2021.

Leia também: Um novo coração para a Vitamedic

Princípios ativos e classes terapêuticas também tiveram queda

Outra queda foi registrada na quantidade de princípios ativos comercializados, que regrediu 0,4%, passando de 2.009, em 2021, para 2.001, em 2022. Em relação ao montante de classes terapêuticas, houve redução de 0,8%, caindo de 509, em 2021, para 505 classes comercializadas em 2022.

O faturamento com novos medicamentos apresentou maior representatividade no mercado, somando mais de R$ 43,2 bilhões (33,9% do total), seguido dos medicamentos biológicos, que acumularam mais de R$ 34 bilhões (25,9% do total). Os medicamentos similares alcançaram a terceira posição, com um faturamento de R$ 24,9 bilhões (19,0% do total), e os genéricos tiveram faturamento de R$ 19,9 bilhões (15,1% do total). Medicamentos novos e biológicos representaram juntos cerca de 60% do faturamento total do mercado industrial de medicamentos.

Segundo o anuário, quanto às embalagens comercializadas, o setor encolheu mais de 5,8%, atingindo o volume de 5,7 bilhões de unidades em 2022, isto é, 300 milhões a menos na comparação com 2021.

Genéricos e similares seguem em crescimento

Os medicamentos genéricos tiveram a maior quantidade de embalagens comercializadas, atingindo o volume de cerca de 2,3 bilhões de unidades (40,9% do total). Em relação ao ano de 2021, os genéricos cresceram 6,9%. Os medicamentos similares vêm na sequência com cerca de 1,7 bilhão de embalagens comercializadas em 2022 (29,1% do total), crescendo 1,8% em relação a 2021, quando foram comercializadas aproximadamente 1,6 bilhão de unidades (26,9% do total). Ambos, somaram cerca de 4 bilhões de embalagens, representando 70% do total de unidades comercializadas em 2022.

Por fim, em relação ao preço médio praticado, os medicamentos biológicos atingiram, em 2022, o valor de R$ 379,90, enquanto medicamentos novos e similares apresentaram preços médios praticados de R$ 45,62 e R$ 15,03, respectivamente. Os medicamentos genéricos tiveram preço médio de R$ 8,50; os fitoterápicos de R$ 4,81; e os específicos, R$ 1,77, o menor preço observado.

Clique aqui para ter acesso ao anuário na íntegra

Picture of Viviane Massi

Viviane Massi

Viviane Massi é jornalista e editora de conteúdo da Revista da Farmácia. Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Viviane é especialista em cobrir fatos, eventos e temas do setor.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo