Na última segunda-feira, 20 de maio, foram divulgados os resultados do relatório anual Brand Footprint, que tem como objetivo avaliar quais são as 50 marcas mais escolhidas no mudo, com base em 72% da população mundial, 49 países e cinco continentes. A avaliação, desenvolvida pela Kantar, líder global em dados, insights e consultorias, teve duração de 12 meses, encerrados em novembro de 2018.
O ranking mensura quantas vezes uma marca de produto de consumo massivo é comprada em pontos de venda. Além disso, são mensurados também quantos domicílios compram cada marca e quantas vezes a compram em um ano.
No Brasil, a Colgate representa o canal farma, aparecendo em terceiro lugar no ranking das marcas mais escolhidas.
Tabela 1. Marcas mais escolhidas no Brasil
Colgate é marca global de produto de consumo massivo
O relatório explica que existem atualmente 17 marcas globais de produtos de consumo massivo (FMCG). Isso significa que são escolhidas pelos consumidores mais de um bilhão de vezes ao ano.
Nesse quesito, a Colgate aparece como a segunda marca mais escolhida globalmente, sendo a única comprada por mais da metade de todos os domicílios ao redor do planeta, estando presente em 6 de 10 casas, com uma penetração de 60,5% ao todo.
Tabela 2. As 17 marcas bilionárias no ranking global de marcas de consumo massivo revelado pelo relatório Brand Footprint
O CEO da Divisão Worldpanel da Kantar, Josep Montserrat, explica que as marcas globais de consumo massivo têm grandes chances de crescimento. “São muitas oportunidades, considerando as especificidades dos mercados locais e adaptando sua oferta às escolhas, preferências e comportamentos de compra dos consumidores locais. As marcas que conseguirem responder ao desafio com agilidade continuarão a conquistar crescimento”, explica.
Veja também: Abrafarma divulga ranking do varejo farmacêutico