Conheça os principais fatores que contribuem para a fidelização do cliente na farmácia

Foto: freepik
Publicidade

Fidelizar os clientes é um dos maiores desafios de qualquer estabelecimento. Com as farmácias não é diferente, por isso o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou uma pesquisa para entender quais são os principais fatores que levam o público a voltar à uma farmácia, principalmente neste momento de pandemia. Foram quatro mil entrevistados em todas as regiões do País entre os meses de janeiro e março de 2021.

Os principais fatores citados pelos entrevistados foram preço (75,4%), localização (14,9%), estoque (5,1%), ter o Farmácia Popular (2,4%), atendimento (1,1%), ter estacionamento (0,9%) e outros (0,3%).

Confira os resultados por cada região do País:

Fonte: Pesquisa IFEPEC

 

Pesquisa por farmácias

Boa parte dos entrevistados não tem o costume de pesquisar em outras lojas se há mais benefícios antes de efetuar a compra: 88,4%. Uma parcela afirmou que faz a pesquisa, mas não tinha feito no dia da entrevista: 8,7%, enquanto a menor parte diz que sempre procura saber em qual farmácia encontrará o melhor custo-benefício – 1,8% afirmou fazer essa busca presencialmente e 1,1%, pela internet.

Fonte: Pesquisa IFEPEC

 

Programas de fidelidade

Um dado importante da pesquisa diz respeito aos programas de fidelidade. A maioria dos entrevistados faz parte de programas das redes de farmácias em que compra (68,8%). No dia da entrevista, 12,9% afirmaram fazer parte de um programa de fidelidade que não pertence à farmácia em que fizeram a última compra, e 5,1% comprovaram que fizeram a aquisição na mesma loja em que integram o programa. Somente 13,2% dos entrevistados não fazem parte de nenhum programa.

Fonte: Pesquisa IFEPEC

 

Serviços farmacêuticos

O último ponto da pesquisa diz respeito à realização de serviços farmacêuticos nos últimos 90 dias. Poucas foram as pessoas que os fizeram: 3,2% fizeram aplicação de injeção, 1,9% aferiram a pressão arterial, 0,3%, o índice glicêmico e 0,1%, o controle metabólico. Aproximadamente 94,5% não realizaram nenhum tipo de serviço, incluindo vacinação.

Foto: Pesquisa IFEPEC

 

Veja também: Pesquisa mostra dificuldades do público sênior para compra de medicamentos

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo