Conheça os principais fatores que contribuem para a fidelização do cliente na farmácia

Foto: freepik
Foto: freepik

Fidelizar os clientes é um dos maiores desafios de qualquer estabelecimento. Com as farmácias não é diferente, por isso o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou uma pesquisa para entender quais são os principais fatores que levam o público a voltar à uma farmácia, principalmente neste momento de pandemia. Foram quatro mil entrevistados em todas as regiões do País entre os meses de janeiro e março de 2021.

Os principais fatores citados pelos entrevistados foram preço (75,4%), localização (14,9%), estoque (5,1%), ter o Farmácia Popular (2,4%), atendimento (1,1%), ter estacionamento (0,9%) e outros (0,3%).

Confira os resultados por cada região do País:

Fonte: Pesquisa IFEPEC

 

Pesquisa por farmácias

Boa parte dos entrevistados não tem o costume de pesquisar em outras lojas se há mais benefícios antes de efetuar a compra: 88,4%. Uma parcela afirmou que faz a pesquisa, mas não tinha feito no dia da entrevista: 8,7%, enquanto a menor parte diz que sempre procura saber em qual farmácia encontrará o melhor custo-benefício – 1,8% afirmou fazer essa busca presencialmente e 1,1%, pela internet.

Fonte: Pesquisa IFEPEC

 

Programas de fidelidade

Um dado importante da pesquisa diz respeito aos programas de fidelidade. A maioria dos entrevistados faz parte de programas das redes de farmácias em que compra (68,8%). No dia da entrevista, 12,9% afirmaram fazer parte de um programa de fidelidade que não pertence à farmácia em que fizeram a última compra, e 5,1% comprovaram que fizeram a aquisição na mesma loja em que integram o programa. Somente 13,2% dos entrevistados não fazem parte de nenhum programa.

Fonte: Pesquisa IFEPEC

 

Serviços farmacêuticos

O último ponto da pesquisa diz respeito à realização de serviços farmacêuticos nos últimos 90 dias. Poucas foram as pessoas que os fizeram: 3,2% fizeram aplicação de injeção, 1,9% aferiram a pressão arterial, 0,3%, o índice glicêmico e 0,1%, o controle metabólico. Aproximadamente 94,5% não realizaram nenhum tipo de serviço, incluindo vacinação.

Foto: Pesquisa IFEPEC

 

Veja também: Pesquisa mostra dificuldades do público sênior para compra de medicamentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia