Eficiência comercial: Close-up revela principais desafios e oportunidades

Close-up faz análise de gap de positivação e ruptura nas farmácias
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Responsável por auditar o mercado farmacêutico, a Close-Up International divulgou um estudo sobre o impacto de ruptura e o gap de positivação em mercados de alto giro nas farmácias. O período analisado foi entre agosto e setembro de 2022.

Mercado geral

Na análise do mercado do Brasil, 59,4% dos produtos não sofreram ruptura nos dois meses analisados, enquanto 23,8% estão causando ruptura nos pontos de venda (PDVs) – isso significa que estão em falta. Além disso, existe um percentual de 16,7% de produtos que estão no gap de positivação, ou seja, quando a farmácia compra produtos diretamente da indústria ou de um distribuidor para revendê-los.

A Close-up prevê, para os próximos meses, R$ 4,4 bi de oportunidades, levando em consideração que haja uma conversão de 50% da ruptura.

Análise de categorias

Foram reveladas algumas categorias de produtos que podem vir a ser investimentos para as farmácias. Confira abaixo.

CATEGORIA

SEM RUPTURA

GAP DE POSITIVAÇÃO

RUPTURA PDV

TAMANHO DA OPORTUNIDADE

Formulações pediátricas

68,7%

11,8%

19,4%

R$ 642 MM

Dermocosméticos

48%

25,8%

26,2%

R$ 974 MM

Fraldas

55,3%

20,1%

24,6%

R$ 1.04 BI

Antibióticos

59,3%

14,5%

26,2%

R$ 270 MM

Analgésicos

68,7%

10,7%

20,5%

R$ 730 MM

Antigripais

67,9%

11,9%

20,2%

R$ 202 MM

Expectorantes

60,9%

11,8%

27,3%

R$ 408 MM

 

Veja também: IQVIA divulga panorama do mercado farma

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo