Farmacêuticas nacionais lideram vendas de genéricos

De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional.
Vendas de medicamentos genéricos crescem 38% em 2024
Foto: Divulgação
Publicidade

Neste Dia Nacional do Medicamento Genérico, 20 de maio, a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC) divulga um levantamento inédito que mostra que 94% dos medicamentos genéricos vendidos no Brasil são produzidos por farmacêuticas nacionais. Entre os dez genéricos mais comercializados, todos são fabricados por empresas brasileiras, reforçando a força da indústria nacional no setor.

Espaço publicitário

Esse desempenho dos genéricos contribui para uma economia significativa, com descontos médios de até 67% em relação aos medicamentos de referência. A indústria farmacêutica nacional tem investido fortemente na produção desses medicamentos, que são essenciais para o tratamento de doenças crônicas e outras condições prevalentes na população brasileira.

Leia também: Vendas de genéricos crescem 7,04% em 2025

Dados do IQVIA, compilados pela ALANAC, indicam que, no primeiro trimestre de 2025, as vendas de genéricos cresceram 7% em relação ao mesmo período de 2024, com a categoria representando atualmente 39% do total de medicamentos vendidos no país.

Espaço publicitário

Ranking dos dez genéricos mais vendidos no Brasil (em unidades):

PosiçãoMedicamento
1Losartana
2Dipirona Sódica
3Hidroclorotiazida
4Nimesulida
5Tadalafila
6Simeticona
7Enalapril
8Sinvastatina
9Atenolol
10Sildenafil
Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Segundo dados da Interplayers, SP, RJ e MG lideram a expansão do setor; especialista aponta mudança nos hábitos de consumo.
De acordo com a PróGenéricos, cerca de 553 milhões de unidades foram comercializadas entre janeiro e março deste ano.
De acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS), as vendas nas lojas físicas também reduziram 3,5% em comparação com o ano passado.
Estudo da NÓS — Inteligência e Inovação Social destaca a importância da identificação, do afeto e da presença real nas decisões de compra.
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações.
De acordo com a Close-Up International, farmácias independentes têm mais presença em cidades com até 20 mil habitantes.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.