[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Responsável por auditar o varejo farmacêutico brasileiro, a IQVIA divulgou o relatório “Tendências Consumer Health”. O documento revela as tendências e comportamentos de mercado com visões gerais e o desempenho por áreas da farmácia nos 12 meses terminados em outubro de 2022 (MAT Outubro 2022).
De forma geral, o mercado farma apresentou um crescimento em faturamento de 16,2% no período analisado. Deste total, a categoria de Consumer Health aumentou 18,1%.
O pequeno varejo, representado pelas redes associativistas, franquias e as farmácias independentes, vem crescendo em importância. Conquistou +1,9 p.p. em marketshare entre os MATs Out 2022 e Out 2021.
A região Sudeste é a que mais cresceu no País em Consumer Health (+ 18,7%), além de ter a maior importância em faturamento (48,6%). Os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) tiveram o segundo maior crescimento nas áreas da farmácia em faturamento (+ 23,8%), impulsionado pelas categorias Tosse (+ 116,2%) e Antigripais (+ 73,5%).
A categoria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, que possui a segunda posição em importância nas áreas da farmácia para Consumer Health (20,1%), apresentou destaque em crescimento de preços. A categoria Desodorantes é um exemplo, com crescimento em valor de 18,8% e em volume de 9,9%.
Veja também: IQVIA divulga panorama do mercado farma