Dados atualizados de 2019 revelam que o mercado farmacêutico cresceu muito acima da economia nacional. Informações da IQVIA mostram que o faturamento das farmácias no período foi 7,6% comparado com o mesmo período de 2018 – 5,4% – o equivalente a um faturamento de R$ 121 bilhões.
O presidente da Federação Brasileira de Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Edison Tamascia, comenta os resultados: “O crescimento do mercado farmacêutico, em 2019, foi muito superior ao crescimento do PIB, que deve ter ficado em torno de 1% a 2%. Isso já é motivo de comemoração, mas, se comparado com os índices do mercado farma registrados em 2018, o crescimento foi ainda maior, sendo que esse havia sido de 5,4%”.
Destaque associativista
As farmácias das redes associativistas ligadas à Febrafar cresceram 14,89% em 2019, alcançando um faturamento de R$ 13,70 bilhões. A participação dessas redes no mercado também cresceu: em 2015, representavam 8,9% do faturamento total; e, em 2019, 11,3%.
Tamascia explica esse crescimento: “Vemos que as farmácias das redes associadas à Febrafar que estão utilizando as ferramentas de gestão disponibilizadas estão se destacando, pois passam por uma maior profissionalização, percebem como é o mercado e crescem acima da média”.
A Federação terminou 2019 com 56 redes e 9.863 pontos de venda. É o equivalente a 51% dos municípios brasileiros, pois está presente em 2.855 dos 5.570 e em 27 estados.
Perspectivas para 2020
O presidente da Febrafar acredita que o mercado deverá seguir o mesmo ritmo de crescimento este ano. “Existem vários fatores que contribuem para o crescimento acima da média do canal farmacêutico, como essencialidade, evolução demográfica, patologias epidêmicas e desenvolvimento do mercado”.
Porém o crescimento só será consistente se houver uma profissionalização das lojas e não apenas a abertura de novas. “Pensar e executar tudo o que é necessário para prosperar no varejo farmacêutico exige tempo, dedicação contínua e muita atenção. O mundo dos negócios é extremamente complexo e tentar crescer de forma individualizada exige uma grande carga de esforço e tempo”, finaliza Tamascia.
Veja também: Febrafar define calendário de eventos e capacitações para comemorar seus 20 anos