EnglishPortugueseSpanish

Febrafar cresce mais que o mercado em geral: 14,89%

Crescimento da Febrafar foi acima do mercado
Foto: freepik

Dados atualizados de 2019 revelam que o mercado farmacêutico cresceu muito acima da economia nacional. Informações da IQVIA mostram que o faturamento das farmácias no período foi 7,6% comparado com o mesmo período de 2018 – 5,4% – o equivalente a um faturamento de R$ 121 bilhões.

O presidente da Federação Brasileira de Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Edison Tamascia, comenta os resultados: “O crescimento do mercado farmacêutico, em 2019, foi muito superior ao crescimento do PIB, que deve ter ficado em torno de 1% a 2%. Isso já é motivo de comemoração, mas, se comparado com os índices do mercado farma registrados em 2018, o crescimento foi ainda maior, sendo que esse havia sido de 5,4%”. 

Destaque associativista

As farmácias das redes associativistas ligadas à Febrafar cresceram 14,89% em 2019, alcançando um faturamento de R$ 13,70 bilhões.  A participação dessas redes no mercado também cresceu: em 2015, representavam 8,9% do faturamento total; e, em 2019, 11,3%.

Tamascia explica esse crescimento: “Vemos que as farmácias das redes associadas à Febrafar que estão utilizando as ferramentas de gestão disponibilizadas estão se destacando, pois passam por uma maior profissionalização, percebem como é o mercado e crescem acima da média”.

A Federação terminou 2019 com 56 redes e 9.863 pontos de venda. É o equivalente a 51% dos municípios brasileiros, pois está presente em 2.855 dos 5.570 e em 27 estados.

Perspectivas para 2020

O presidente da Febrafar acredita que o mercado deverá seguir o mesmo ritmo de crescimento este ano. “Existem vários fatores que contribuem para o crescimento acima da média do canal farmacêutico, como essencialidade, evolução demográfica, patologias epidêmicas e desenvolvimento do mercado”.

Porém o crescimento só será consistente se houver uma profissionalização das lojas e não apenas a abertura de novas. “Pensar e executar tudo o que é necessário para prosperar no varejo farmacêutico exige tempo, dedicação contínua e muita atenção. O mundo dos negócios é extremamente complexo e tentar crescer de forma individualizada exige uma grande carga de esforço e tempo”, finaliza Tamascia.

Veja também: Febrafar define calendário de eventos e capacitações para comemorar seus 20 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu