Genéricos atingem mais de 30% de participação no mercado em AM, PA e AC

Estados da região Norte consomem, somados, mais de 100 milhões de unidades de medicamentos genéricos por ano.
Genéricos atingem mais de 30% de participação no mercado em AM, PA e AC
Foto: Divulgação
Publicidade

Em 2023, os medicamentos genéricos responderam por 30% das vendas nos estados do Amapá, Pará, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins. Entre os destaques estão Losartana, Nimesulida, Sildenafila, Dipirona, Amoxicilina, Tadalafila, Fluconazol, Hidroclorotiazida, Azitromicina e Simeticona.

Leia: Genéricos atingem mais de 40% de participação no mercado em RS, PR e SC

Segundo Tiago de Moraes Vicente, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), os estados de Rondônia e Pará são os maiores consumidores de medicamentos genéricos. Rondônia comercializou cerca de 13.253.936 unidades, representando aproximadamente 37,90% do mercado, enquanto o Pará vendeu 46.904.026 unidades, correspondendo a mais de 35,90% do mercado.

Leia também: Anvisa regulamenta bula digital de medicamentos

No total, a região Norte vendeu 100.909.173 unidades de medicamentos genéricos nos últimos 12 meses, um crescimento de 4,42% em relação ao mesmo período de 2022.

10 genéricos mais vendidos em MAT Dezembro/2023

– Losartana;

– Nimesulida;

– Sildenafila;

– Dipirona sódica;

– Amoxicilina;

– Tadalafila;

– Fluconazol;

– Hidroclorotiazida;

– Azitromicina;

– Simeticona.

Fonte: IQVIA – FMB – MAT Dezembro/2023. MAT Dezembro/2023 = 12 meses móveis de janeiro/2023 a dezembro/2023.

Destaque por unidades

1) Amazonas – 19.488.481 unidades, cerca de 32,58% do mercado.

2) Pará – 46.904.026 unidades, cerca de 35,90% do mercado.

3) Acre – 4.426.477 unidades, cerca de 35,09% do mercado.

4) Roraima – 2.896.427 unidades, cerca de 33,28% do mercado.

5) Rondônia – 13.253.936 unidades, cerca de 37,90% do mercado.

6) Amapá – 4.269.429 unidades, cerca de 35,27% do mercado.

7) Tocantins – 9.670.397 unidades, cerca de 34,07% do mercado.

Fonte: IQVIA Norte – MAT Dezembro/2023

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Vendas de produtos para pele e cabelo avançam em meio à popularização das canetas emagrecedoras

Levantamento da Scanntech mostra que xampus medicamentosos crescem 29,4%, enquanto dermocosméticos para tratamentos faciais avançam 6,8% e corporais, 8,8%.

Saiba como o Mounjaro desbancou o Ozempic e concentrou 70% do mercado de GLP-1 no Brasil

Dados inéditos apresentados no Temp Log Xperience revelam a virada que redesenhou o mercado farmacêutico brasileiro.

Consumo de alimentos para fins especiais cresce 2,7% no primeiro semestre de 2026

Complementos alimentares e suplementos vitamínicos acompanharam a alta; número de empregos também aumentou.

Setor de Artigos Farmacêuticos registra queda de 0,3% em agosto

No comparativo anual, o segmento apresentou crescimento de 5,1%, aponta Índice do Varejo Stone (IVS).

Grande maioria dos consumidores precisa de ajuda de profissionais da farmácia

Estudo do IFEPEC mostra que 82,5% dos clientes precisaram de auxílio de atendentes e farmacêuticos no ponto de venda.

Varejo cresce 0,5% em agosto, aponta Stone

Índice do Varejo Stone (IVS) mostra que, na comparação anual, o setor de artigos farmacêuticos aumentou 5,1%.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.