IQVIA libera projeção de performance do mercado farma em fevereiro

IQVIA publica dados de mercado de fevereiro
Foto: freepik
Publicidade

A IQVIA, uma das empresas responsáveis por auditar a performance do mercado farmacêutico brasileiro, publicou uma prévia dos resultados do mês de fevereiro. Os dados foram baseados nos números alcançados até o dia 22, por isso ainda podem haver alterações quando todo o mês for computado.

Mercado farmacêutico total

A previsão é de que fevereiro termine com uma performance abaixo do mês de janeiro nas três perspectivas: mínima, média e máxima. Na primeira, por exemplo, terão sido vendidas 481 mil unidades, o que representaria uma queda de 12%. Na segunda, o número passaria a ser de 503 mil, uma queda de 8%, enquanto na última chegaria a 525 mil produtos vendidos, o equivalente a uma queda de 4%.

Projeção por categorias

Na análise por categorias, é possível entender melhor os resultados negativos. Considerando a previsão média, a Farma deverá terminar fevereiro com uma diminuição de 8,3% em relação ao mês anterior, chegando a 349.836 unidades e movimentando R$ 6.170.234.

A Ético Farma poderá ter queda de 7,7%, o que equivale a uma venda de 220.594 unidades e R$ 4.154.499 movimentados. A Popular Farma tem chances de ser a mais afetada, com uma perda de 9,2% (129.243 unidades e R$ 2.015.735). Por fim, a categoria de Consumo tem previsão de cair 8,9% (282.429 unidades comercializadas e R$ 5.049.382).

Subdivisão de produtos

Os produtos farmacêuticos se dividem em três categorias: Marca, Genérico e de Referência. A primeira, por exemplo, deverá encerrar o segundo mês do ano em queda de 9,4%, chegando a 166.414.727 unidades. Os genéricos também caem 9,1%, totalizando 124.013.897 produtos vendidos. Os de referência diminuem 5,9%, chegando a 59.477.929 unidades.

Já os produtos de consumo são diferenciados por Cuidados Pessoais, MIPs, Cuidados ao Paciente e Nutrição. A primeira subcategoria deverá encerar fevereiro com diminuição de 7,1% (110.176.849 unidades), os MIPs com perda de 9,5% (101.770.875 unidades), a de cuidados ao paciente com 13,4% menos (40.637.320 unidades) e a de nutrição em queda de 7,4% (29.843.592 unidades).

Veja também: As vantagens da pré-alta para o seu negócio

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo