As vantagens da pré-alta para o seu negócio

Pré-alta de medicamentos pode ser positiva para farmácias
Foto: shutterstock

Você que é do ramo de varejo farmacêutico, provavelmente já ouviu – ou ainda vai ouvir – falar sobre a pré-alta em algum momento. Ela nada mais é do que o período antecedente ao aumento anual dos preços dos medicamentos, que acontece sempre no mês de abril. 

Por ser um momento já esperado pelos empreendedores farmacêuticos, a pré-alta torna-se um período de muitas estratégias vantajosas para farmácias, podendo aumentar a lucratividade e o estoque da loja. Mas, antes disso, é necessário entender como ela ocorre.

Desde 2003, com a criação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED), ficou estabelecido por lei que os preços dos medicamentos tenham reajustes todos os anos. Esse valor é atualizado de acordo com a inflação do ano anterior, com o grau de concorrência do medicamento em questão e com a produtividade da indústria farmacêutica. 

Para saber um pouco mais sobre esse momento e seus benefícios, conversamos com Alan Fernandes, farmacêutico e CEO da Rede Inova Drogarias. Alan conta que a previsão de aumento para 2021 se encontra entre 8% e 11%, mas que ainda é necessária uma análise cuidadosa, uma vez que o cenário atual é de grande incerteza.

Ele também completa: “Fato é que o Dólar e os custos das empresas produtoras aumentaram e isso, sem dúvida, impactou o mercado. Além desse cenário de aumento de custos, estamos em tempos de pandemia e estamos sujeitos à intervenção governamental sobre o tema.”

Existem maneiras de aproveitar melhor a pré-alta?

Alan Fernandes explica que essa pode ser uma resposta complexa, mas que uma boa gestão de estoque é o que melhor funciona. O ideal é que o gestor, numa ocasião de alta, planeje seu estoque de medicamentos de alto giro – aqueles com maior frequência de venda – para que a farmácia não fique sem estoque. Mas ainda assim deve-se evitar aumentar os gastos apenas para estocar produtos.

“Olhando o estoque de uma farmácia de forma mais ampla, os produtos que sofrem correção de preços mais rapidamente são os medicamentos de referência, correto? Esses representam o maior tíquete médio de custo e, por isso, faz mais sentido aplicar essa estratégia a eles. O cuidado deve sempre ser com o endividamento da loja. Pagar juros para fazer estoque é uma ação bem arriscada”, acrescenta o empresário.

Em um momento de pré-alta, pode vir à mente do gestor de farmácia a ideia de incentivar seus clientes a estocarem medicamentos, mas essa é uma ação que não deve ser feita de maneira alguma. 

Alan afirma que “a Anvisa possui regulação específica que impede o impulsionamento de vendas de medicamentos (RDC 44/2009) que possam vir a induzir o seu uso indiscriminado. A ação, se executada e comprovada pela autoridade sanitária, expõe o farmacista de forma desnecessária.”

A Rede Inova pode ajudar o farmacista a identificar os medicamentos/laboratórios que oferecem as melhores oportunidades na pré-alta?

Se filiar a redes de farmácia gera muitos benefícios, além de ser uma tendência em crescimento. “A REDE INOVA DROGARIAS atua com os principais distribuidores e fabricantes do país. Temos uma grande lista de parceiros que desenvolvem negócios que se traduzem na queda, significativa, do custo de aquisição da farmácia”, conta Alan.

Ele ainda acrescenta: “Temos portais exclusivos, condições adicionais de descontos e, além disso, orientação para que a farmácia tenha informações que se traduzam em ações diretas para a melhoria das compras.”

Veja também: Cinco tendências do varejo farmacêutico em 2021

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia