Lucro líquido da Pague Menos alcança R$ 37,3 milhões no terceiro trimestre

Pague Menos revela resultados do terceiro trimestre
Foto: Divulgação
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A Pague Menos divulgou os resultados do terceiro trimestre de 2022. Entre julho e setembro, a rede de farmácias registrou lucro líquido de R$ 37,3 milhões, uma alta de 4,9% em relação ao desempenho nos mesmos meses de 2021.

O Ebitda ajustado atingiu R$ 195 milhões no trimestre, 21,5% a mais do que no ano anterior. “Após um período de pressão de margens, em um contexto de rompimento da inércia de abertura de lojas e descasamentos inflacionários, o terceiro trimestre marca um ponto de inflexão na trajetória de rentabilidade, que volta a combinar tendência de crescimento de topline com incremento de margens”, afirma Luiz Novais, vice-presidente financeiro, de RI e M&A da rede.

Vendas gerais

Com 1.210 lojas, a Pague Menos apresentou crescimento de 11,6% nas vendas, chegando a R$ 2,279 bilhões, sendo 6,8% de aumento em lojas maduras. Considerando os resultados consolidados, com os dados da Extrafarma, rede adquirida em 1º de agosto de 2022, a receita bruta foi de R$ 2,653 bilhões, alta de 29,9%.

A venda média mensal por loja cresceu 3,5%, para R$ 632 mil, impactada pela inauguração de mais de 100 lojas no período.

Canais digitais

A participação dos canais digitais nas vendas da rede saltou de 8,5% para 11% no período – as transações pela plataforma omnichannel somaram R$ 251,6 milhões. A plataforma envolve televendas, e-commerce, aplicativo, SuperApps e prateleira infinita, sendo o e-commerce responsável por 54% dos negócios.

Considerando as vendas da Extrafarma a partir de agosto, as transações alcançaram o patamar de R$ 263,4 milhões no trimestre, uma expansão de 52%.

De acordo com Renato Camargo, vice-presidente de Marketing e Relacionamento com o Cliente, o bom desempenho das vendas digitais é resultado da melhoria no nível de serviço e de satisfação de clientes. Na plataforma do Reclame Aqui, a Pague Menos está entre as melhores avaliações entre os players do varejo farma, com nota 8,5.

Produtos mais vendidos

Entre as categorias de produtos mais vendidos nas duas bandeiras, o destaque são os medicamentos genéricos, que alcançaram 10,8% das vendas totais da Pague Menos e 13% da Extrafarma.

Os produtos de marcas próprias também vêm avançado na rede. Em 30 de setembro, esses itens representavam 6,6% nas vendas, ante 6,3% no mesmo período de 2021.

Liderança

Com a conclusão da aquisição da Extrafarma, a Pague Menos consolida a liderança nas regiões Norte e Nordeste, elevando a participação em 28,9% para 18,9% no mercado. No Nordeste, o share das duas bandeiras juntas é de 19,4%. Na região Norte, as duas detém 15,7% do mercado.

A companhia segue para consolidar-se como o principal hub de saúde da classe média expandida brasileira. Já alcançou 36 mil vidas ativas em seu programa Sempre Bem Saúde desde o seu início em maio de 2022.

Veja também: Canal farma cresce 9,04% em unidades no mês de setembro, aposta estudo da IQVIA

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