Mais de 1,8 bilhão de caixas de genéricos são vendidas no Brasil nos últimos 12 meses

Genéricos e biossimilares crescem em vendas em 2022
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

As vendas de medicamentos genéricos e de biossimilares seguem em alta no Brasil. Um levantamento da PróGenéricos, com base em dados do IQVIA, mostra que, entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, mais de 1,8 bilhão de caixas de genéricos foram comercializadas no Brasil. O número representa um aumento de 8,92% em relação ao período anterior.

Genéricos

Atualmente, os genéricos têm participação em 35,25% do mercado total de medicamentos em unidades. Eles geraram economia de R$ 238,1 bilhões para a população brasileira desde que começaram a ser comercializados no País. Atualmente, são 97 laboratórios comercializando esse tipo de medicamento em território nacional.

Os genéricos respondem por 73,37% do mercado de medicamentos usados para hipertensão, 78,54% para colesterol, 71,72% para ansiedade e 64,46% para depressão.

Telma Salles, presidente executiva da PróGenéricos, comenta que esse tipo de medicamento é o sinônimo de acesso a tratamento pela população brasileira: “A venda de genéricos cresce constantemente pela qualidade, segurança e preço desses medicamentos. O índice de confiabilidade dos genéricos pelos consumidores é superior a 86%. Os médicos também aprovam, já que dos 20 remédios mais prescritos no Brasil, 15 são genéricos”.

Biossimilares

Já dos biossimilares foram vendidas 1,4 milhão de unidades no período, o equivalente a um aumento de 24,03%. Atualmente, 15 laboratórios comercializam medicamentos biossimilares no Brasil, usados para tratar mais de 50 patologias.

“Os medicamentos biossimilares revolucionaram o tratamento e a prevenção de muitas doenças incapacitantes e potencialmente fatais em áreas como endocrinologia, oncologia, imunologia, oftalmologia e dermatologia, entre outras”, afirma Telma.

A Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) representa 16 empresas farmacêuticas que, juntas, respondem por aproximadamente 90% do mercado de genéricos e 50% do mercado de biossimilares no Brasil.

Veja também: Compra de medicamentos cardiovasculares cai e mortes por doenças do coração crescem

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo