Marcas de higiene e beleza mais escolhidas nas favelas

Estudo da NÓS — Inteligência e Inovação Social destaca a importância da identificação, do afeto e da presença real nas decisões de compra.
Setor de beleza e higiene segue ganhando mercado em 2023
Foto: Divulgação
Publicidade

As marcas O Boticário, Natura e Dove lideram o ranking de higiene e beleza nas favelas brasileiras, segundo o novo levantamento Tracking das Favelas, conduzido pela NÓS — Inteligência e Inovação Social, em parceria com a plataforma de pesquisa mobile PiniOn. A pesquisa ouviu 800 moradores de comunidades em todo o país e mapeou os hábitos de consumo, preferências e intenções de compra no setor.

Espaço publicitário

A pesquisa revela que O Boticário ocupa o primeiro lugar em awareness (65%) e apresenta o maior índice de satisfação e fidelidade (NPS de 81%), consolidando-se como a marca com maior conexão emocional com o consumidor da periferia. Em segundo lugar, a Natura se destaca por sua imagem sustentável e confiável, mas registra uma baixa intenção de compra futura (30%). A Dove aparece na terceira posição, com índice de recompra de 47%, impulsionado pelos públicos jovem e masculino.

Leia: Anvisa torna obrigatória a retenção de receita de canetas emagrecedoras

Entre as regiões, o levantamento destaca que o Norte é mais desafiador para as grandes marcas, enquanto o Sul aponta crescimento para concorrentes como a Nivea, que ganha força pela percepção de acessibilidade e identificação local. Nivea e Avon, inclusive, disputam o quarto e o quinto lugares, com potencial de crescimento caso invistam em estratégias regionalizadas e comunicação eficaz.

“O consumidor da favela é, ao mesmo tempo, B2C e B2B — ele consome e empreende. Se a marca quer vender e ele quer comprar, a pergunta é: quem está construindo as pontes? O que torna uma marca desejada na favela não é só o preço, é o afeto. É o quanto ela pertence àquele território. A favela não segue tendência — ela é a origem. Quem cria cultura no Brasil é a periferia. E quem entende isso de verdade sai na frente”, afirma Emilia Rabello, fundadora e CEO da NÓS — Inteligência e Inovação Social.

O mapeamento também reforça o papel das mulheres como principais decisoras de compra, especialmente nas famílias chefiadas por elas. O Boticário avança nesse perfil, enquanto Dove e Avon se destacam entre os mais jovens. O público mais maduro, por sua vez, mantém estabilidade nas escolhas.

Em termos de intenção de compra para os próximos três meses, O Boticário lidera com 12 pontos percentuais à frente da Natura, enquanto Dove segue em terceiro. A pesquisa destaca ainda que marcas como Natura e Avon, que apresentam maior oscilação, podem melhorar seu desempenho ao reforçar atributos valorizados pelas comunidades, como confiança, representatividade e proximidade.

Além disso, os dados de fidelidade indicam que O Boticário segue líder, com NPS de 66,2%, enquanto a Nivea cresce de forma consistente. Dove e Natura mantêm estabilidade, e a Avon enfrenta desafios para converter clientes neutros em promotores.

Metodologia da pesquisa

O estudo é feito em parceria com o PiniOn, empresa de pesquisa de mercado que une metodologias tradicionais de coleta de dados com a tecnologia da pesquisa mobile.

Leia também: Drogaria Zeus inaugura primeira loja na zona Oeste

Contínuo, o levantamento inclui moradores de comunidades e periferias em todo o Brasil. A coleta de dados ocorre via aplicativo, com usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e localidade, incluindo clusters específicos, como as favelas.

A pesquisa entrevistou 800 moradores dessas regiões, com controle de cotas de gênero e idade. Como o levantamento é realizado por meio do aplicativo do PiniOn, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo qualidade e agilidade na coleta. A margem de erro é de 3,5%, com 95% de intervalo de confiança.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações.
De acordo com a Close-Up International, farmácias independentes têm mais presença em cidades com até 20 mil habitantes.
Levantamento da Pesquisa IPC Maps também mostra que, nos últimos dois anos, mais de quatro mil farmácias foram abertas no Brasil.
De acordo com a IQVIA, o varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024. O operador logístico também mantém esse ritmo de crescimento.
Mudanças climáticas estão impondo novos desafios ao setor da cadeia de frio e a empresas do segmento, como o Grupo Polar.
Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Ir para o conteúdo