Nos últimos cinco anos, o mercado brasileiro de nutracêuticos, que abrange suplementos alimentares e alimentos com propriedades funcionais, tem experimentado um crescimento contínuo. Em 2020, 59% dos lares brasileiros já consumiam suplementos alimentares, um aumento de 10% em relação a 2015. Esse cenário reflete uma crescente busca pela saúde e qualidade de vida, tendência que se intensificou durante a pandemia.
Leia: Juaa comemora um ano com lançamento de novas embalagens
De acordo com a Abradilan, o mercado brasileiro de suplementos alimentares registrou vendas de R$ 6,4 bilhões em 2023 e deverá atingir R$ 10,8 bilhões até 2028, evidenciando a forte expansão desse setor. Além disso, o mercado global desses suplementos segue uma trajetória de crescimento. Com uma taxa de aumento anual composta (CAGR) de 7,5%, espera-se que o mercado global ultrapasse US$ 252 bilhões até 2025. Esse panorama positivo reflete a ampliação do consumo de produtos saudáveis e funcionais, que vão desde vitaminas e minerais até alimentos ricos em propriedades antioxidantes, como as nozes mistas.
A Juaa, marca de snacks naturais e funcionais, é um exemplo claro de como esse movimento está sendo incorporado ao mercado brasileiro. Com um portfólio diversificado que inclui mixes de castanhas, sementes e frutos, está na categoria dos nutracêuticos e tem conquistado consumidores que buscam opções saudáveis, práticas e nutritivas. Os mixes se destacam por oferecer produtos desenvolvidos por especialistas em saúde, livres de aditivos artificiais, com o objetivo de promover o bem-estar e inspirar uma alimentação consciente. Seus produtos práticos, ideais para consumo em qualquer lugar, são um reflexo da crescente demanda por conveniência aliada à saúde.
Crescimento nas farmácias
Em paralelo, a diversificação do portfólio das farmácias brasileiras reflete essa tendência. As farmácias, antes centradas apenas em medicamentos, estão se transformando em centros de conveniência e oferecendo produtos que vão além do tradicional, como nozes, castanhas e outros alimentos saudáveis. “Hoje, os produtos da Juaa, por exemplo, já estão disponíveis em importantes redes de farmácias, como RD Saúde (Grupo Raia Drogasil), Farmais e Droga Leste. Além disso, estamos abrindo redes locais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba”, declara Adriano Bussab, CEO da Juaa.
Leia também: Consumidores estão comprando mais produtos saudáveis
O Brasil se posiciona como um mercado promissor tanto para o consumo interno quanto para a exportação de nozes e outros produtos saudáveis. “O fortalecimento das tendências de alimentação saudável, aliado à diversificação de canais de distribuição, coloca o País em uma excelente posição para aproveitar o potencial de crescimento desses segmentos. A Juaa, com sua proposta de snacks, adere a essas tendências e é uma das marcas que contribuem para o fortalecimento desse mercado no Brasil”, finaliza Adriano.