Mercado farma se aproxima dos 5 maiores no mundo: B2B ultrapassou B2C em faturamento

Mercado farma deve estar no top 5 do mundo em 2023
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Com mais de 118 mil CNPJs de varejistas no setor farmacêutico e quase cinco mil distribuidores de medicamentos, o setor movimentou R$ 66 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021. Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostram que, até 2023, o Brasil estará no top 5 dos maiores mercados da indústria farmacêutica mundial.

Considerando a complexidade de clientes (hospitais, postos, clínicas, laboratórios e farmácias) e da logística geográfica de distribuição, serão necessários novos formatos de comercialização e experiências de compra.

Eduardo Oliveira, CEO da F1 Commerce, explica que a venda B2B (empresa vende para outras empresas) já é uma realidade potente no mercado mundial. Nos Estados Unidos, esse modelo de venda já ultrapassou os números do B2C (empresa vende para consumidor) e chegou a US$ 1 trilhão. Em termos de estratégia de competitividade, a tecnologia é protagonista. Muito além de site de vendas B2B, é preciso ter um canal estruturado e capaz de se aliar ao time de vendas.

“A resposta está em um conjunto de estratégias que facilite o dia a dia do time comercial, tornando a relação uma aliança corporativa potente para alavancar ainda mais o segmento”, explica.

É preciso ter um sistema que padronize e otimize o tempo da equipe durante o cadastro do mix de produtos e gerenciamento de estoque e de preços, além de calcular as complexas tributações em vendas B2B. Tudo isso facilita a rotina dos vendedores, representantes e distribuidores.

Veja também: Mercado magistral impulsiona investimentos estrangeiros no Brasil

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo