Mercado farma tem queda média de 13% nas vendas em abril

Mercado farma tem queda média de 13% em abril
Foto: shutterstock
Publicidade

A consultoria IQVIA, que levanta dados sobre o mercado farma brasileiro, divulgou o estudo da performance do setor no último mês de abril. As informações são baseadas nos 30 dias fechados e têm 95% de confiança, com margem de erro de 1,93%.

Mercado farma geral

Na análise de unidades comercializadas durante o período, a média de vendas foi de 567 mil itens, o equivalente a uma queda de 13% em relação às vendas de março, que chegaram a 651 mil.

Ao detalhar os segmentos do mercado farma, é possível perceber os resultados negativos. A categoria Farma, por exemplo, teve uma queda de 15,9% em relação a março, com uma média de 386.759 produtos vendidos e R$ 7.413.449 movimentados.

A Ético Farma caiu cerca de 19,9%, totalizando 22.342 itens e movimentando R$ 4.745.790; a Popular Farma teve queda de 9,3%, chegando 157.417 produtos e R$ 2.667.659; e a de Consumo diminuiu 7,2%, chegando a 338.020 itens e R$ 6.184.406.

Categorias de produtos

Os produtos vendidos no mercado farma podem ser divididos em duas categorias: produtos farmacêuticos e produtos de consumo. Dentro da primeira categoria, existem os itens de Marca, Genéricos e de Referência. Dentro da segunda, aparecem os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), os de Cuidados Pessoais (PEC), os de Cuidados ao Paciente (PAC) e os de Nutrição (NTR).

Produtos farmacêuticos

Em abril de 2022, os produtos de marca sofreram uma queda de 12,2% nas vendas em relação ao mês anterior, o equivalente a 191.385.387 itens; os genéricos caíram 20,5%, totalizando 132.870.816 unidades; e os de referência caíram 16,4%, totalizando 62.585.861 unidades.

Produtos de consumo

Os MIPs tiveram uma perda de 8,9%, chegando a 127.676.907 produtos vendidos; os itens de PEC desceram 6,1%, totalizando 124.365.198; os de PAC caíram 9,2%, o equivalente a 45.343.541 produtos; e, por fim, os itens de Nutrição caíram 2,9%, totalizando 40.478.988.

Farmacêuticas

Em relação aos laboratórios que mais comercializaram produtos no mercado farma em abril, aparecem no top 3 EMS Pharma, com 25.988 unidades e R$ 633.588 movimentados; seguido por Eurofarma, com 17.551 unidades e R$ 622.001; e Aché, com 16.714 itens e R$ 532.256.

Veja também: Indústria farmacêutica é considerada parceira na promoção da saúde, aponta pesquisa Takeda e IQVIA

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo