Perdas caem no varejo e expectativa é que pandemia contribua para redução ainda maior

Levantamento da Abrappe mostram que as perdas estão caindo no varejo e a expectativa é que pandemia contribua para uma redução ainda maior.
Foto: freepik
Publicidade

A Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) publicou os resultados da nova edição da Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada em parceria com a consultoria EY. Segundo o estudo, houve uma queda no índice de 1,38% em 2018 para 1,36% em 2019. A expectativa do setor é de que a pandemia impacte esses números diminuindo as perdas que, em valores reais, chegaram a R$ 22,44 bilhões no último ano.

Impacto da pandemia

Uma enquete realizada entre as empresas associadas da Abrappe apontou que 85% dos varejistas esperam uma redução nos percentuais de perdas em 2020. Carlos Eduardo Santos, presidente da Associação, explica que, ao longo dos meses, o fluxo de clientes diminuiu, mas o tíquete  médio se manteve alto, proporcionando um melhor giro nos estoques e a redução da perda.

“Para completar, as medidas que foram tomadas para controlar a propagação da Covid-19, como controle de acesso às lojas com medição de temperatura, fechamento de saídas e o menor número de clientes dentro dos estabelecimentos, contribuem para diminuir uma das principais causas da perda, que é o furto”, afirma Santos.

Índice de perda

Ainda que a diferença entre 2018 e 2019 tenha sido pequena, alguns setores do varejo tiveram uma variação melhor. Perfumarias, por exemplo, tiveram 1,99% de perda total; drogarias, com 1,23%; e lojas de departamentos, com 1,36%.

“Geralmente, o setor de perfumaria é um dos mais afetados por práticas criminosas dado o apelo dos produtos bastante cobiçados como perfumes e maquiagens, entre outros. O segmento precisa investir mais em boas práticas de prevenção de perdas”, comenta o presidente da Abrappe.

Veja também: Envelhecimento da população traz oportunidades ao mercado farmacêutico

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo