Perdas caem no varejo e expectativa é que pandemia contribua para redução ainda maior

Levantamento da Abrappe mostram que as perdas estão caindo no varejo e a expectativa é que pandemia contribua para uma redução ainda maior.
Foto: freepik
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A Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) publicou os resultados da nova edição da Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada em parceria com a consultoria EY. Segundo o estudo, houve uma queda no índice de 1,38% em 2018 para 1,36% em 2019. A expectativa do setor é de que a pandemia impacte esses números diminuindo as perdas que, em valores reais, chegaram a R$ 22,44 bilhões no último ano.

Impacto da pandemia

Uma enquete realizada entre as empresas associadas da Abrappe apontou que 85% dos varejistas esperam uma redução nos percentuais de perdas em 2020. Carlos Eduardo Santos, presidente da Associação, explica que, ao longo dos meses, o fluxo de clientes diminuiu, mas o tíquete  médio se manteve alto, proporcionando um melhor giro nos estoques e a redução da perda.

“Para completar, as medidas que foram tomadas para controlar a propagação da Covid-19, como controle de acesso às lojas com medição de temperatura, fechamento de saídas e o menor número de clientes dentro dos estabelecimentos, contribuem para diminuir uma das principais causas da perda, que é o furto”, afirma Santos.

Índice de perda

Ainda que a diferença entre 2018 e 2019 tenha sido pequena, alguns setores do varejo tiveram uma variação melhor. Perfumarias, por exemplo, tiveram 1,99% de perda total; drogarias, com 1,23%; e lojas de departamentos, com 1,36%.

“Geralmente, o setor de perfumaria é um dos mais afetados por práticas criminosas dado o apelo dos produtos bastante cobiçados como perfumes e maquiagens, entre outros. O segmento precisa investir mais em boas práticas de prevenção de perdas”, comenta o presidente da Abrappe.

Veja também: Envelhecimento da população traz oportunidades ao mercado farmacêutico

Foto de Revista da Farmácia

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