Pesquisa aponta que consumidor de farmácias prioriza preço

Cliente de farmácia prioriza preço
Foto: freepik
Publicidade

O Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), em parceria com o Instituto de Economia da Unicamp, realizou a 4ª Pesquisa do Perfil de Compra dos Clientes das Farmácias, que trouxe informações bastante relevantes sobre o comportamento de compra nesses estabelecimentos.

Ao todo, foram entrevistados 4 mil clientes nas ruas das capitais brasileiras, após realizarem compras em farmácias dos seguintes agrupamentos: Abrafarma, outras redes corporativas, Febrafar, outros agrupamentos e farmácias independentes.

Bom preço é fundamental

Cerca de 64,4% dos entrevistados revelaram priorizar os preços na hora de comprar um medicamento. O segundo fator que se destaca é a localização (24,5%). O resultado deixa claro que os clientes querem economizar ao entrar em uma farmácia.

Outro dado revelado na pesquisa é que 86,7% dos clientes não costumam pesquisar preços em outras farmácias, enquanto 9,2% falaram que não pesquisou especificamente na data da pesquisa e apenas 3,8% afirmaram ter pesquisado. Uma parcela mínima (0,3%) disse que pesquisa os valores dos medicamentos online.

O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, explica: “Por mais que possa parecer estranho em um primeiro momento, esse dado mostra que a decisão de comprar vai muito da percepção do consumidor de que um lugar é barato. Um exemplo são estabelecimentos com cartão fidelidade e ofertas de produtos pontuais, outro ponto é a recomendação de terceiros. Ou seja, a precificação correta é uma arte que pode definir o sucesso do seu negócio”.

Veja também: Febrafar libera estudo de mercado farmacêutico nos últimos 5 anos

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

De acordo com a Close-Up International, farmácias independentes têm mais presença em cidades com até 20 mil habitantes.
Levantamento da Pesquisa IPC Maps também mostra que, nos últimos dois anos, mais de quatro mil farmácias foram abertas no Brasil.
De acordo com a IQVIA, o varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024. O operador logístico também mantém esse ritmo de crescimento.
Mudanças climáticas estão impondo novos desafios ao setor da cadeia de frio e a empresas do segmento, como o Grupo Polar.
Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
De acordo com a Kantar, o antitranspirante está presente em 95% dos domicílios do país, e a população utiliza, em média, 13 unidades por ano.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo