Pesquisa mostra que canal digital ainda deve ser mais explorado no setor farma

Canal digital ainda pode ser mais explorado no varejo farma
Foto: freepik
Publicidade

A pandemia da Covid-19 gerou mudanças de perspectiva da população brasileira. O impacto do isolamento social foi tão grande que as compras pelo meio digital passaram a fazer parte da rotina. O Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou uma pesquisa, entre os meses de janeiro e março de 2021, com quatro mil brasileiros para entender como vem sendo o processo das vendas pelo canal digital na farmácia e quais são as principais mudanças de hábito.

Uso de internet e aplicativos

Dos entrevistados, 88,8% nunca compraram medicamentos pela internet ou por aplicativos. Já 8,8% compram com frequência e 2,5%, raramente. A região do Brasil que mais utiliza esse canal é a Sudeste (10,9%), seguida da Sul (9,9%), Centro-Oeste (8,9%), Norte (5,1%) e Nordeste (3%).

Consequentemente, 99,3% dos entrevistados nunca utilizaram serviços de entrega por aplicativos como Rappi, Uber e Loggi. O número de clientes que nunca compraram pela internet e retiraram os produtos na loja também é bastante significativo: 98,7%.

Frequência de compras

A grande maioria dos clientes (75%) acredita que houve mudanças nos hábitos de consumo geradas pela pandemia e a necessidade de manter o distanciamento social. Desses, 49,7% reduziram a frequência com que iam às farmácias, mas não trocaram às compras presenciais por pelo telefone (95,5), nem por WhatsApp (78,2) ou mudaram de farmácia (97,9%).

Cerca de 77,8% dos entrevistados acreditam que seguirão com os mesmos hábitos após o fim da pandemia, enquanto 11,3% afirmam que não manterão e 10,8% não sabem responder.

Veja também: Pesquisa mostra dificuldades do público sênior para compra de medicamentos

 

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo