Pesquisa mostra que canal digital ainda deve ser mais explorado no setor farma

Canal digital ainda pode ser mais explorado no varejo farma
Foto: freepik

A pandemia da Covid-19 gerou mudanças de perspectiva da população brasileira. O impacto do isolamento social foi tão grande que as compras pelo meio digital passaram a fazer parte da rotina. O Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou uma pesquisa, entre os meses de janeiro e março de 2021, com quatro mil brasileiros para entender como vem sendo o processo das vendas pelo canal digital na farmácia e quais são as principais mudanças de hábito.

Uso de internet e aplicativos

Dos entrevistados, 88,8% nunca compraram medicamentos pela internet ou por aplicativos. Já 8,8% compram com frequência e 2,5%, raramente. A região do Brasil que mais utiliza esse canal é a Sudeste (10,9%), seguida da Sul (9,9%), Centro-Oeste (8,9%), Norte (5,1%) e Nordeste (3%).

Consequentemente, 99,3% dos entrevistados nunca utilizaram serviços de entrega por aplicativos como Rappi, Uber e Loggi. O número de clientes que nunca compraram pela internet e retiraram os produtos na loja também é bastante significativo: 98,7%.

Frequência de compras

A grande maioria dos clientes (75%) acredita que houve mudanças nos hábitos de consumo geradas pela pandemia e a necessidade de manter o distanciamento social. Desses, 49,7% reduziram a frequência com que iam às farmácias, mas não trocaram às compras presenciais por pelo telefone (95,5), nem por WhatsApp (78,2) ou mudaram de farmácia (97,9%).

Cerca de 77,8% dos entrevistados acreditam que seguirão com os mesmos hábitos após o fim da pandemia, enquanto 11,3% afirmam que não manterão e 10,8% não sabem responder.

Veja também: Pesquisa mostra dificuldades do público sênior para compra de medicamentos

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia