Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o Índice de Preços de Medicamentos no E-commerce (IPM-COM) apresentou recuo de 6,99% em abril na comparação com março de 2023. O estudo envolveu os remédios mais procurados pertencentes a nove grupos diferentes e comercializados em seis redes farmacêuticas com atuação no comércio eletrônico.
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Os antigripais foram os medicamentos com maior redução de preço, 14,36%, seguidos dos analgésicos (11,71%). Na sequência estão os antiparasitas (11,41%), os antidiabéticos (9,50%), os anti-histamínicos (3,20%), os relaxantes musculares (1,33%) e os antissépticos (1,17%). Registraram alta os anticoncepcionais (9,32%) e os anti-hipertensivos (2,51%).
O recuo registrado em abril diverge do resultado de março, quando houve alta de 2,12%; os vilões, nesse caso, foram justamente os antigripais, cuja elevação havia alcançado 9,78%. Agora esse mesmo grupo de medicamentos registrou o maior peso na diminuição média dos preços. Aliás, o que se observa é uma gangorra, pois em janeiro e fevereiro aconteceram quedas de 2,66% e 5,66%, respectivamente; em março, o percentual voltou a subir e, no quarto mês do ano, caiu novamente.
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“Como todo varejo, o farmacêutico também trabalha com milhares de itens nas prateleiras. Acompanhar o sobe e desce dos preços para adequar os valores de venda para cada produto não é tarefa simples. A melhor forma de definir precificação e promoções assertivas é com o uso de tecnologia. Soluções de pricing, principalmente aquelas baseadas em inteligência artificial (IA), são capazes de monitorar a concorrência, o comportamento dos consumidores e sugerir preços competitivos para que o varejista não fique atrás da concorrência no mercado”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.