Preço dos antigripais cai 14% em abril

Precifica fez uma pesquisa que envolveu medicamentos de nove grupos distintos, os antigripais apresentaram o maior recuo.
Preço dos antigripais cai 14% em abril
Foto: Divulgação
Publicidade

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o Índice de Preços de Medicamentos no E-commerce (IPM-COM) apresentou recuo de 6,99% em abril na comparação com março de 2023. O estudo envolveu os remédios mais procurados pertencentes a nove grupos diferentes e comercializados em seis redes farmacêuticas com atuação no comércio eletrônico. 

Leia: Presidente Lula nomeia Sindusfarma para o Conselhão

Os antigripais foram os medicamentos com maior redução de preço, 14,36%, seguidos dos analgésicos (11,71%). Na sequência estão os antiparasitas (11,41%), os antidiabéticos (9,50%), os anti-histamínicos (3,20%), os relaxantes musculares (1,33%) e os antissépticos (1,17%). Registraram alta os anticoncepcionais (9,32%) e os anti-hipertensivos (2,51%).   

O recuo registrado em abril diverge do resultado de março, quando houve alta de 2,12%; os vilões, nesse caso, foram justamente os antigripais, cuja elevação havia alcançado 9,78%. Agora esse mesmo grupo de medicamentos registrou o maior peso na diminuição média dos preços. Aliás, o que se observa é uma gangorra, pois em janeiro e fevereiro aconteceram quedas de 2,66% e 5,66%, respectivamente; em março, o percentual voltou a subir e, no quarto mês do ano, caiu novamente. 

Leia também: Últimas vagas para curso do Instituto Bulla no Rio de Janeiro

“Como todo varejo, o farmacêutico também trabalha com milhares de itens nas prateleiras. Acompanhar o sobe e desce dos preços para adequar os valores de venda para cada produto não é tarefa simples. A melhor forma de definir precificação e promoções assertivas é com o uso de tecnologia. Soluções de pricing, principalmente aquelas baseadas em inteligência artificial (IA), são capazes de monitorar a concorrência, o comportamento dos consumidores e sugerir preços competitivos para que o varejista não fique atrás da concorrência no mercado”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica. 

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo