Preço dos remédios apresenta aumento próximo de 8% em agosto

Relaxantes musculares foram os vilões com alta de 17,55%, enquanto antiparasitários tiveram queda de 15,02%.
Preço dos remédios apresenta aumento próximo de 8% em agosto
Foto: Divulgação
Publicidade

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce) apresentou aumento de 7,43% em agosto, na comparação com julho de 2023. O estudo envolve os remédios mais procurados. Ao todo, foram monitorados 10 medicamentos pertencentes a diferentes grupos e comercializados em seis redes farmacêuticas com atuação por meio de e-commerce.

Relaxantes musculares puxaram alta nos preços

Os relaxantes musculares foram os que apresentaram o maior aumento, chegando a 17,55%. Logo em seguida, temos os analgésicos e antitérmicos com 15,30%, antigripais e antitussígenos com 14,79%, hipotensores e hipocostelorêmicos com 13,31%, antissépticos nasais com 8,52%, hormonais com 3,51% e antidiabéticos com 0,47%. O que explica o aumento na venda de analgésicos, antitérmicos e antigripais são as baixas temperaturas do inverno, com predomínio de frentes frias espalhadas por grande parte do país.

Leia: Medicamentos controlados poderão continuar a ser entregues de forma remota

De acordo com o IPCA, divulgado pelo IBGE no dia 25 de agosto, o subgrupo “produtos farmacêuticos” teve discreta queda de 0,04% na Região Metropolitana de São Paulo. Mesmo ambos tendo apresentado aumento, os números não são os mesmos; a diferença se explica pelo índice oficial ter como base uma quantidade muito maior de itens pesquisados.

Os dados registrados pela Precifica e pelo IBGE, além da gangorra de preços mês a mês, mostram que é preciso atenção e agilidade das farmácias e drogarias na adequação dos preços de vendas.

Leia também: Normas para dispensar pelo Farmácia Popular

Para o CEO da Precifica, Ricardo Ramos, é muito importante que os comerciantes acompanhem a movimentação nos preços: “A melhor forma de definir precificação e promoções assertivas é com o uso de soluções de pricing, que são capazes de fazer o monitoramento em tempo real e analisar dados externos e internos para sugerir preços acessíveis aos clientes e com a melhor rentabilidade possível para os empresários”.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo