Preço dos remédios tem alta de 6,66% em maio 

Antigripais apresentaram o maior aumento e os antiparasitas a maior redução. A pesquisa feita pela Precifica.
Preço dos remédios tem alta de 6,66% em maio 
Foto: Divulgação
Publicidade

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce) apresentou alta de 6,66% em maio na comparação com abril de 2023.  O estudo envolve os remédios mais procurados pertencentes a nove diferentes grupos e comercializados em 6 grupos farmacêuticos com atuação por meio de e-commerce. 

Leia: Preço dos antigripais cai 14% em abril

Os antigripais foram os medicamentos que registraram o maior aumento de preço, 21,76%. Curiosamente, este grupo obteve o maior recuo (-14,36%) no mês anterior. Na segunda colocação está o grupo dos anti-histamínicos (13,18%), seguido dos anticoncepcionais (7,31%). Na sequência estão analgésicos (7,26%), anti-hipertensivos (6,58%), relaxantes musculares (4,30%), antidiabéticos (2,09%) e antissépticos (1,68%). O único grupo que apresentou queda foi o dos antiparasitas, -34,04%.   

A alta acentuada nos preços dos medicamentos registrada pela Precifica difere bastante no percentual divulgado pelo IBGE, mas segue a mesma tendência de aumento. Segundo o órgão do governo, o item “Produtos Farmacêuticos” registrou alta de 0,77% em maio de 2023 na Região Metropolitana de São Paulo.  Nacionalmente, os produtos farmacêuticos registraram alta de 0,89%. 

Deve-se considerar que a medição feita pelo IBGE envolve análise de preços em grupos de medicamentos não monitorados pelo índice da Precifica. Daí a diferença percentual entre o IPCA e o IPM-COM. O aumento registrado na amostra da Precifica e a alta verificada pelo IBGE, além da gangorra de preços mês a mês, mostram que é preciso atenção e agilidade das farmácias e drogarias na adequação dos preços de vendas.

Leia também: Deputado propõe emenda ao PL dos MIPs em supermercados

“O farmacêutico também trabalha com milhares de itens nas prateleiras. Acompanhar o sobe e desce dos preços para adequar os valores de venda não é tarefa simples. A melhor forma de definir precificação e promoções assertivas é com o uso de soluções de pricing, principalmente aquelas baseadas em inteligência artificial (IA). Elas são capazes de monitorar a concorrência, o comportamento dos consumidores e sugerir preços competitivos para que o varejista não fique para trás”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica. 

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo