Público idoso é o que mais consome medicamentos no Brasil

Idosos são os que mais compram em farmácias
Foto: freepik
Publicidade

O envelhecimento cada vez mais rápido da população – hoje são 30 milhões de idosos e a projeção é que em 2050 sejam mais de 70 milhões – faz com que este seja o público que mais consome medicamentos. É o que afirma a Associação Brasileira de Distribuição e Logísticas de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) e, por isso, haverá um importante crescimento do mercado farmacêutico.

Processo de envelhecimento

Mesmo com esse fato, é preciso ficar atento a alguns pontos, como explica Jony Sousa, presidente da entidade: “O público sênior é muito exigente e possui particularidades que precisam ser avaliadas e estudadas pelas farmácias. Quem souber entender e atender melhor esse público com certeza sairá na frente nessa oportunidade. O idoso costuma ter gastos maiores e com itens de maior margem”.

Fatores que podem contribuir para esse envelhecimento são a melhoria das condições socioculturais e econômicas e as alternativas de tratamento às doenças crônicas, como as cardiovasculares e as pulmonares, derrame, câncer e diabetes. Dados da IQVIA mostram que os idosos movimentam mais de R$ 1 trilhão e, a partir dos 65 anos, manifestam cerca de quatro das doenças citadas. Mais de 42% dos sexagenários tomam, em média, mais de cinco medicamentos por dia.

Farmácias e drogarias são essenciais

As farmácias e drogarias têm papel fundamental no fornecimento de melhores condições de acesso aos tratamentos. Proximidade, acessibilidade, conforto e segurança são atributos buscados pelo público sênior durante as compras. Seções personalizadas, com produtos categorizados são essenciais – incontinência, suplementos alimentares, higiene pessoal, cuidados orais, nutrição, entre outros.

Além disso, a comunicação visual é muito importante, por isso fontes maiores nos precificadores e produtos importantes nas prateleiras mais baixas ajudam os idosos. Entregas em delivery e o pós-venda com orientações e lembretes de uso de medicações também são bem-vindos.

Por fim, o bom atendimento é fundamental já que geralmente as pessoas da terceira idade gostam de conversas e podem precisar de ajuda durante a compra.

Veja também: Pesquisa mostra tipos de medicamentos mais comprados em farmácias 

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies.
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico.
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional.
Segundo dados da Interplayers, SP, RJ e MG lideram a expansão do setor; especialista aponta mudança nos hábitos de consumo.
De acordo com a PróGenéricos, cerca de 553 milhões de unidades foram comercializadas entre janeiro e março deste ano.
De acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS), as vendas nas lojas físicas também reduziram 3,5% em comparação com o ano passado.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.