Público idoso é o que mais consome medicamentos no Brasil

Idosos são os que mais compram em farmácias
Foto: freepik

O envelhecimento cada vez mais rápido da população – hoje são 30 milhões de idosos e a projeção é que em 2050 sejam mais de 70 milhões – faz com que este seja o público que mais consome medicamentos. É o que afirma a Associação Brasileira de Distribuição e Logísticas de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) e, por isso, haverá um importante crescimento do mercado farmacêutico.

Processo de envelhecimento

Mesmo com esse fato, é preciso ficar atento a alguns pontos, como explica Jony Sousa, presidente da entidade: “O público sênior é muito exigente e possui particularidades que precisam ser avaliadas e estudadas pelas farmácias. Quem souber entender e atender melhor esse público com certeza sairá na frente nessa oportunidade. O idoso costuma ter gastos maiores e com itens de maior margem”.

Fatores que podem contribuir para esse envelhecimento são a melhoria das condições socioculturais e econômicas e as alternativas de tratamento às doenças crônicas, como as cardiovasculares e as pulmonares, derrame, câncer e diabetes. Dados da IQVIA mostram que os idosos movimentam mais de R$ 1 trilhão e, a partir dos 65 anos, manifestam cerca de quatro das doenças citadas. Mais de 42% dos sexagenários tomam, em média, mais de cinco medicamentos por dia.

Farmácias e drogarias são essenciais

As farmácias e drogarias têm papel fundamental no fornecimento de melhores condições de acesso aos tratamentos. Proximidade, acessibilidade, conforto e segurança são atributos buscados pelo público sênior durante as compras. Seções personalizadas, com produtos categorizados são essenciais – incontinência, suplementos alimentares, higiene pessoal, cuidados orais, nutrição, entre outros.

Além disso, a comunicação visual é muito importante, por isso fontes maiores nos precificadores e produtos importantes nas prateleiras mais baixas ajudam os idosos. Entregas em delivery e o pós-venda com orientações e lembretes de uso de medicações também são bem-vindos.

Por fim, o bom atendimento é fundamental já que geralmente as pessoas da terceira idade gostam de conversas e podem precisar de ajuda durante a compra.

Veja também: Pesquisa mostra tipos de medicamentos mais comprados em farmácias 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia