Redes que oferecem medicamentos a preços populares crescem 44,52% em janeiro

Farmácias populares crescem
Foto: freepik
Publicidade

As redes populares, modelo de farmácias relativamente recente, costumam priorizar o baixo custo dos produtos para atrair o público. As farmácias desse tipo estão se espalhando cada vez mais por todo o país, como as das redes administradas pela Associação Multimarcas de Farmácias (Farmarcas). Ao todo, são 822 lojas de redes populares como Ultra Popular, Super Popular e Maxi Popular, que faturaram o equivalente a R$ 2,5 bilhões nos últimos 12 meses.

Modelo das redes populares

No modelo popular, as farmácias focam em ter sempre os melhores preços da região e em serem econômicas para o consumidor. Para isso, a opção de trabalhar com genéricos acaba sendo a mais estratégica, permitindo que haja uma comunicação específica para esses produtos.

Outra característica relevante é que, para não ter custos com funcionários destinados apenas ao caixa, o próprio atendente realiza a cobrança no balcão, o que é positivo pelo fato de haver mais espaço para expor os produtos.

Crescimento estratégico

O mais relevante para as farmácias populares ligadas à Farmarcas é a conquista de mercados que pareciam complexos pela distância geográfica, pois ela está presente na grande maioria dos estados brasileiros.

O diretor geral da Farmarcas, Paulo Costa, fala sobre os benefícios de ser uma rede popular. “O modelo desenvolvido por nós possibilita aos pequenos empresários se associarem e captarem ótimos resultados por meio de compartilhamento de ferramentas modernas de gestão e de compras coletivas. Contudo, é importante destacar que o grande diferencial é a capacitação constante dos empresários e funcionários das lojas”.

Gestão acompanhada

Além disso, destaca-se o suporte na gestão do negócio, dado por profissionais especializados chamados “anjos”, que acompanham o dia a dia da empresa e os resultados. O presidente Edison Tamascia fala sobre isso: “Funciona como se as farmácias tivessem uma consultoria particular. No dia a dia do negócio, muitos administradores deixam passar decisões que são importantes para o resultado do negócio, mas os anjos estão atentos justamente para alertá-los”.

Veja também: Associativismo farmacêutico cresce acima do mercado

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo