Em processo de expansão, Santa Lúcia Drogarias inaugura loja em Niterói, no Rio de Janeiro

Unidade de Icaraí, aberta no dia 3 de agosto, investe em mix variado, com destaque para as categorias de beleza e suplementos alimentares.
Publicidade

A Santa Lúcia Drogarias, que está em processo de expansão para o Estado do Rio de Janeiro, inaugurou sua loja de Icaraí, Niterói/RJ, na quinta-feira (3/08). Além dela, abriu também novas unidades em São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Rio Bonito e São Gonçalo. Essas são as primeiras unidades da rede capixaba fora do Espírito Santo, capital de origem e onde mantém 50 lojas em funcionamento. Em solo fluminense, serão cinco no total, nessa primeira etapa da expansão.

Leia: Mercado de produtos naturais avança no canal farma

“Chegamos ao momento de ampliar as fronteiras da Santa Lúcia. Queremos aproveitar as oportunidades de crescimento apoiados em uma rede que ao longo de seus 47 anos montou um quadro de colaboradores qualificados e prontos para desbravar novos mercados”, comenta Ubiratan Alexandre de Lima, gestor de Trademarketing.

Localizada na Rua Ator Paulo Gustavo, a nova filial de Icaraí é uma das grandes apostas para cativar os fluminenses. Com uma comunicação visual objetiva, o ambiente é organizado, bem iluminado e utiliza layout inteligente para conduzir o cliente por toda a loja. O shopper, mesmo estando longe da gôndola, consegue facilmente se localizar e encontrar o item que procura.

Foto: Gôndolas com suplementos alimentares: mais uma aposta da rede

“O relacionamento com o cliente é uma característica marcante de nossa rede. Realizamos treinamentos contínuos com a nossa equipe para que todos estejam preparados para fazer a diferença no varejo farmacêutico. A nossa vinda para o Rio de Janeiro irá nos proporcionar também maior aproximação com indústria e parceiros comerciais”, comentou Roney Cosendey, CEO da Santa Lúcia.

Foto: Diversas linhas de dermocosméticos no centro da loja

Os dermocosméticos são outra aposta da Santa Lúcia. Em um espaço de evidência, o shopper encontra diversas marcas e linhas disponíveis no mercado, além de contar com a orientação de dermoconsultoras.

Para fidelizar o cliente e ganhar mercado, a rede também utilizará como estratégia a oferta de convênio empresarial com empresas de todos os portes. Por meio do cartão empresarial, o cliente desfruta descontos em laboratórios e outras ofertas da drogaria.

Foto: Produtos destinados ao público masculino em destaque

Ao andar pela loja, é possível encontrar uma gôndola reservada para o público masculino. Nela, são expostos shampoos, condicionadores, espumas de barbear, suplementos alimentares, tinta para cabelo, entre diversos itens, todos agrupados em apenas um lugar, obedecendo aos conceitos do gerenciamento por categorias.

Além disso, a Santa Lúcia também criou uma área chamada Farmacinha: espaço onde apresenta de uma maneira conjunta medicamentos específicos para dor, febre, azia e problemas no estômago. Com isso, facilita o processo de compra de maneira ágil e dinâmica.

Conheça os planos da rede Santa Lúcia

Foto: Rossine e Roney Cosendey, antigos proprietários da Drogarias Tamoio

Os empresários Rossine e Roney Cosendey, antigos proprietários da rede Tamoio, comprada pela Profarma em 2015, estão de volta às origens e revelaram, em entrevista exclusiva à Revista da Farmácia, que o plano de expansão da Santa Lúcia Drogarias está estruturado para as áreas das lojas já inauguradas, sem planos para abertura de unidades na capital.

A meta da Santa Lúcia é conquistar um espaço relevante no mercado do Rio de Janeiro, que atualmente representa 10,3% do mercado geral e movimenta R$ 17,7 bilhões em vendas, estando atrás de São Paulo (R$ 45 bi) e Minas Gerais (R$ 18,9 bi), segundo dados da Close-up International. A rede capixaba quer ganhar 12% de market share.

“A nossa experiência vem desde a década de 1970, quando começamos com a primeira loja. Vamos unir esse conhecimento a tudo o que aprendemos com o mercado capixaba nos últimos sete anos. Somos um time pronto para aproveitar todas as oportunidades e concorrer com preços competitivos com as grandes redes da região e atuar em um mercado robusto como o Rio de Janeiro”, afirmou Roney.

Leia também: Ascoferj orienta sobre RDC 786, que autoriza testes rápidos em farmácias

Quando chegou ao ES, em 2016, o grupo que administrava a Tamoio encontrou um perfil de farmácia totalmente diferente do que estava acostumado a ver em Niterói e região. “As drogarias vendiam medicamentos e quase não havia lojas ofertando produtos de higiene, beleza e cosméticos. Provocamos uma revolução nesse mercado ao implantar drogarias maiores e com sortimento variado, ampliando o acesso da população a produtos que antes eram encontrados apenas nos supermercados. Transformamos a forma como o capixaba consome e se relaciona com a farmácia”, avaliou Ubiratan.

Em relação aos exames de análises clínicas, Rossine comentou que será um dos grandes investimentos da rede em solo fluminense. “Temos, ao todo, 15 salas onde realizamos a aplicação de injetáveis e os serviços farmacêuticos. Agora, com a RDC 786/23, estamos fazendo as adequações para estruturar as nossas unidades para realizar também os serviços de análises clínicas”, disse o CFO da rede.

A Santa Lúcia vem apostando em novas tecnologias para proporcionar ao cliente uma experiência diferenciada, tanto no presencial quanto online. “O nosso posicionamento é colocar o consumidor ainda mais no centro da nossa atenção. Atualmente, o cliente diz o que quer comprar e de que maneira deseja fazer isso. O e-commerce, por exemplo, é um canal diferenciado e estamos investindo na plataforma desde 2022 para proporcionar uma experiência de compra singular”, comentou Roney.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 13 de novembro.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo