TST decide que horas extras devem entrar no cálculo de benefícios

Nova regra começou a valer no último dia 20 de março de 2023 para todas as empresas. TST concretizou a decisão.
TST decide que horas extras devem entrar no cálculo de benefícios do trabalhador
Foto: Divulgação, Stock
Publicidade

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) estabeleceu que as horas extras feitas pelo trabalhador também devem entrar no cálculo de benefícios, como férias, 13º salário, aviso prévio e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A nova regra começou a valer no último dia 20 de março após a decisão dos ministros. Com isso, a partir desse dia, as horas extras trabalhadas devem ser contadas nos demais cálculos. As empresas devem seguir a determinação.

Leia: Rede de farmácias São João inaugura novo Centro de Distribuição

O ministro Amaury Rodrigues, relator deste processo, explicou, durante o julgamento, que as horas extras feitas pelos trabalhadores durante a semana serão computadas nas demais verbas trabalhistas.

“O cálculo das horas extras é elaborado mediante a utilização de um divisor que isola o valor do salário-hora, excluindo de sua gênese qualquer influência do repouso semanal remunerado pelo salário mensal, de modo que estão aritmeticamente separados os valores das horas extras e das diferenças de RSR [Repouso Semanal Remunerado] apuradas em decorrência dos reflexos daquelas horas extras”, disse o ministro.

Leia também: Sincofarma promove palestra sobre criação da área de pricing

O TST alterou a Orientação Jurisprudencial (OJ) 394, concretizando a decisão, que deverá ser seguida pelas demais instâncias da Justiça Trabalhista.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

De acordo com a Close-Up International, farmácias independentes têm mais presença em cidades com até 20 mil habitantes.
Levantamento da Pesquisa IPC Maps também mostra que, nos últimos dois anos, mais de quatro mil farmácias foram abertas no Brasil.
De acordo com a IQVIA, o varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024. O operador logístico também mantém esse ritmo de crescimento.
Mudanças climáticas estão impondo novos desafios ao setor da cadeia de frio e a empresas do segmento, como o Grupo Polar.
Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
Apesar do contrato social, a existência de um acordo de sócios é essencial para evitar conflitos internos e garantir a sobrevivência da empresa a longo prazo.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo