Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostram que as vendas no varejo em novembro aumentaram 2,1%, descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês de 2020. Em termos nominais, que refletem a receita dos varejistas, a alta foi de 14,5%.
O relaxamento das medidas de isolamento contribuiu para o resultado, somado ao fato de ter uma terça-feira – dia forte de movimento – a mais e um domingo – dia mais fraco – a menos que em novembro do ano passado. Ajustando os efeitos de calendário, o crescimento nominal foi de 13,4% e, descontando a inflação, a alta do varejo foi de 1,2%. A recuperação do varejo também está associada às vendas da Black Friday, que ocorreram durante todo o mês de novembro em vez de apenas no último fim de semana.
Um fator importante também é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE. Houve um aumento de 10,74% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,95% em novembro, sendo o maior patamar para o período desde 2003. Considerando esse índice, a inflação no varejo ampliado foi de 12,1%, desacelerando em relação a do mês anterior.
Todos os macrossetores do varejo contribuíram para a aceleração, mas os segmentos de Cosméticos e Higiene Pessoal foram alguns dos que mais se destacaram. Avaliando por regiões do País, todas tiveram crescimento no 11º mês do ano. A região Norte aumentou 4,4%; a Sul, 3,2%; a Sudeste, 1,2%; a Nordeste, 1,1%; e a Centro-Oeste, 0,7%.
Desconsiderando o desconto da inflação, a região Sul registrou aumento de 15,5%; a Nordeste, 14,1%; a Norte, 13,8%; a Sudeste, 13%; e a Centro-Oeste, 11,9%.
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