Varejo farmacêutico cresce 7,75% em setembro, segundo Close-up

Close-up divulga resultados do varejo farmacêutico em setembro
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Uma análise divulgada pela Close-up International, empresa que audita o mercado farmacêutico brasileiro, mostra que houve um crescimento de 7,75% no total de unidades vendidas e 16,14% em reais movimentados nos últimos 12 meses terminados em setembro deste ano (MAT Setembro 2022).

Medicamentos de prescrição

No mesmo período, os medicamentos de prescrição (MPX) tiveram um crescimento de 4,96% em unidades. Ao dividir pelas subcategorias, os exclusivos aumentaram 5,70%, os genéricos, 6,16% e os de marca, 3,56%. Na avaliação geral em reais, o crescimento foi de 15,52%.

Medicamentos isentos de prescrição

Os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) tiveram crescimento de 18,51% no mesmo ano, tendo sido um aumento de 15,51% na subcategoria de exclusivos, 18,24% nos genéricos e 16,33% nos produtos de marca. Na análise geral da categoria, o aumento foi de 24,73%.

Farmacêuticas que mais se destacaram

O estudo da Close-up também destaca quais indústrias farmacêuticas mais se destacaram no período. Em número de unidades vendidas, a Hypera Pharma foi que mais se destacou, com 681 milhões, 13,58% a mais do que no ano anterior.

Em segundo lugar, aparece a NC Farma, tendo comercializado 652 milhões de produtos, o equivalente a um aumento de 3,40%. Em seguida, aparecem a Cimed (386,8 milhões – 1,60% a mais), a Sanofi (336,6 milhões – 2,12% de crescimento) e a Eurofarma (273,2 milhões – 4,97% acima do mesmo período do ano anterior).

Medicamentos mais vendidos

Outro dado revelado pela Close-up foram os medicamentos mais vendidos no MAT Setembro 2022. Confira quais produtos fazem parte do top 10.

1 – Glifage XR (91,5 milhões de unidades)

2 – Neosoro (81,1 milhões de unidades)

3 – Losartana N.Q. (55,4 milhões de unidades)

4 – Maxalgina (48,9 milhões de unidades)

5 – Cimegripe (46,5 milhões de unidades)

6 – Sildenafila N.Q. (33,8 milhões de unidades)

7 – Losartana TTF (33,7 milhões de unidades)

8 – Dipirona N.Q. (32,3 milhões de unidades)

9 – Puran T4 (30,8 milhões de unidades)

10 – Torsilax (29,5 milhões de unidades)

Indústrias de não medicamentos

Em relação à lista das indústrias fabricantes de não medicamentos (NMED), a Close-up lista quais tiveram o melhor desempenho no período citado. Em primeiro lugar aparece a Unilever, com 232,7 milhões de unidades comercializadas no período. O número é equivalente a uma queda de 0,84% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em segundo lugar, aparece a Johnson Corp, com 122,9 milhões de unidades (- 8%); depois a Nestlé Corp, com 120,6 milhões (18,83%), seguida pela P&G, com 107,2 milhões de produtos vendidos (9,84%) e pela Kimberly-Clark, com 93,2 milhões (2,76%).

NMEDs mais vendidos

Confira abaixo a lista dos produtos não medicamentos mais vendidos no período.

1 – Rexona (60,6 milhões de unidades)

2 – Dove (49,3 milhões de unidades)

3 – Valda (43,8 milhões de unidades)

4 – Trident (28,3 milhões de unidades)

5 – Lacta (26 milhões de unidades)

6 – Intimus Gel (22,9 milhões de unidades)

7 – Nivea Desodorante (22,5 milhões de unidades)

8 – Nivea Bath (21,8 milhões de unidades)

9 – Seringa DRK (21,1 milhões de unidades)

10 – Johnson’s Baby (20,8 milhões de unidades)

Crescimento por regiões

Na análise por regiões do Brasil, é possível perceber um aumento maior no número de unidades vendidas na região Norte (9,50%), seguida do Nordeste (9,05%), Sul (8,81%), Centro-Oeste (7,87%) e Sudeste (6,61%).

Em relação aos resultados em reais, o primeiro lugar é ocupado pelo Sul (19,11%), seguido do Norte (17,25%), do Nordeste (17,25%), Centro-Oeste (15,04%) e Sudeste (14,99%).

Veja também: Setor de HPPC cresceu quase 10% no primeiro semestre de 2022

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo