Vendas de medicamentos genéricos alcançam crescimento recorde no terceiro trimestre de 2024

Levantamento da PróGenéricos mostra que, no terceiro trimestre de 2024, as vendas cresceram 10,13% em relação ao mesmo período de 2023.
Genéricos são fundamentais para aumentar acessibilidade da população à saúde
Foto: Divulgação
Publicidade

O mercado de medicamentos genéricos registrou um crescimento expressivo no terceiro trimestre de 2024, com um aumento de 10,13% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Leia: Medley fortalece portfólio no sistema nervoso central

De acordo com Tiago de Moraes Vicente, presidente-executivo da PróGenéricos, esse aumento é o maior registrado pelo setor nos últimos cinco anos, refletindo uma expansão sólida e contínua. Ao todo, foram comercializadas 551 milhões de unidades de genéricos, um avanço em relação às 500 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre de 2023.

“Esse desempenho coloca o setor de genéricos em uma posição de destaque, superando o crescimento do mercado total de medicamentos, que apresentou um incremento de 7,66% no mesmo período. A diferença reforça o papel dos medicamentos genéricos como uma alternativa acessível e de qualidade para a população, além de contribuir de forma significativa para a sustentabilidade do sistema de saúde, ao promover a concorrência e possibilitar preços mais competitivos”, afirma o presidente.

No último ano, os genéricos alcançaram 38% de participação nas vendas no Brasil. Para os próximos quatro anos, estima-se que essa participação de mercado atinja 40%. Segundo levantamento do IQVIA, cerca de 92,7% dos consumidores optam pela troca do medicamento receitado por um genérico. Ainda de acordo com a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafarma), cerca de 93% dos consumidores, em 2024, demonstram alto grau de confiança nos genéricos.

Leia também: Estratégias para aumentar as vendas no WhatsApp

Seguindo a movimentação do setor, o mercado de medicamentos biossimilares também registrou um avanço notável, passando de uma participação de 1,64% no mercado acumulado total em junho de 2021 para 9,72% em junho de 2024, o que representou um aumento de 1.533% nas vendas em unidades.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
De acordo com a Kantar, o antitranspirante está presente em 95% dos domicílios do país, e a população utiliza, em média, 13 unidades por ano.
Expansão no consumo aparente de complementos alimentares cresce, enquanto a geração de emprego no setor ultrapassa os 16%.
Prati-Donaduzzi planeja aumentar em 64% a produção de nutracêuticos para abastecer o mercado interno e ampliar sua participação fora do Brasil.
Foram vendidas mais de dois bilhões de unidades, representando um volume significativo no mercado farmacêutico.
Setor de nutracêuticos e nozes mistas apresenta crescimento impulsionado pela busca por saúde e bem-estar.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo