Vendas de medicamentos para hipertensão caem 20%

Apesar da queda acentuada no estado de São Paulo, o mercado de medicamentos para hipertensão no Brasil acumula um crescimento de 2% no ano em unidades vendidas.
Vendas de medicamentos para hipertensão caem 20%
Foto: Divulgação
Publicidade

O Brasil enfrenta um desafio contínuo com a hipertensão, um problema de saúde que afeta cerca de 27,9% de sua população, conforme indicam os últimos dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), apurados em 2023.

Leia: Vendas de vitaminas e suplementos registram crescimento de 43% no primeiro trimestre

A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, aumenta com a idade e é mais prevalente entre mulheres que residem nas capitais brasileiras. Esses dados estabelecem um cenário urgente para o acesso contínuo e eficiente a tratamentos adequados, sublinhando a relevância das tendências de mercado observadas no último ano.

Desempenho das vendas de medicamentos para hipertensão

Um levantamento da InterPlayers, hub da saúde e bem-estar, mostra que o crescimento geral de 2% no acumulado do ano até março de 2024 não foi suficiente para mudar a tendência de queda de 3% observada nos últimos 12 meses. Esse fenômeno sugere uma complexidade crescente no comportamento de compra e no uso de fármacos no país.

Os dados regionais indicam que São Paulo e Rio de Janeiro, que juntos representam cerca de 40% das vendas, exibiram tendências divergentes. São Paulo observou uma queda de 20% nas vendas no ano, contrastando com um aumento expressivo no Rio de Janeiro. Essa variação aponta para uma dinâmica de mercado desafiadora e para a necessidade de estratégias ajustadas a cada região.

Ações e implicações

Apesar do alto número de brasileiros diagnosticados com hipertensão, uma parcela considerável da população ainda reluta em aderir ao tratamento medicamentoso. Segundo outra pesquisa, da Covitel, pelo menos 12,5% dos adultos diagnosticados e que necessitam de medicamentos para hipertensão não seguem o tratamento prescrito. Essa resistência é ainda mais acentuada entre os jovens de 18 a 24 anos, atingindo alarmantes 46% deste grupo.

Leia também: Emefarma realiza evento de negócios na Barra da Tijuca

Esse fenômeno aponta para um desafio emergente na saúde pública, especialmente considerando que a hipertensão já afeta um grande número de adultos brasileiros.

“A conscientização sobre a hipertensão e a adesão ao tratamento são críticas para a saúde pública. Nesse cenário, as variações nas vendas refletem não apenas questões econômicas e de mercado, mas também os desafios que os pacientes enfrentam para manter o tratamento contínuo”, explica Ilo Aragão, de Data e Analytics da ECS.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo