Vendas no varejo crescem 0,3% em setembro, segundo ICVA

Estudo da Cielo mostra crescimento de 0,3% no varejo brasileiro em setembro
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Descontando a inflação, as vendas no varejo tiveram um crescimento de 0,3% em relação aos resultados do mesmo mês em 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 13%.

Calendário

O estudo da Cielo mostra que o calendário ajudou esse resultado – houve uma sexta-feira a mais, dia em que as vendas costumam ser mais intensas, e uma quarta-feira a menos, data em que o comércio está menos aquecido. Sem considerar esses efeitos, o crescimento foi de 12,5%. Na comparação deflacionada, houve retração nas vendas de 0,2%.

Diego Adorno, gerente de Produtos de Dados da Cielo, acredita que o comércio continua em recuperação, mesmo que em um ritmo menor do que nos meses anteriores.

Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, teve alta de 7,17% no acumulado dos últimos 12 meses, com deflação de 0,29% em setembro. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 10,7%.

Regiões

Dados do ICVA mostram que duas regiões apresentaram crescimento, duas sofreram queda e uma manteve-se neutra em relação a setembro do ano passado. A região Norte teve alta de 4,2%, seguida do Sul (+0,7%), Nordeste (0%), Sudeste (-0,1%) e Centro-Oeste (-1,3%).

Veja também: Setor de HPPC cresceu quase 10% no primeiro semestre de 2022

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

loading...

Veja também

Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
De acordo com a Kantar, o antitranspirante está presente em 95% dos domicílios do país, e a população utiliza, em média, 13 unidades por ano.
Expansão no consumo aparente de complementos alimentares cresce, enquanto a geração de emprego no setor ultrapassa os 16%.
Prati-Donaduzzi planeja aumentar em 64% a produção de nutracêuticos para abastecer o mercado interno e ampliar sua participação fora do Brasil.
Foram vendidas mais de dois bilhões de unidades, representando um volume significativo no mercado farmacêutico.
Setor de nutracêuticos e nozes mistas apresenta crescimento impulsionado pela busca por saúde e bem-estar.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo