[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Descontando a inflação, as vendas no varejo tiveram um crescimento de 0,3% em relação aos resultados do mesmo mês em 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 13%.
Calendário
O estudo da Cielo mostra que o calendário ajudou esse resultado – houve uma sexta-feira a mais, dia em que as vendas costumam ser mais intensas, e uma quarta-feira a menos, data em que o comércio está menos aquecido. Sem considerar esses efeitos, o crescimento foi de 12,5%. Na comparação deflacionada, houve retração nas vendas de 0,2%.
Diego Adorno, gerente de Produtos de Dados da Cielo, acredita que o comércio continua em recuperação, mesmo que em um ritmo menor do que nos meses anteriores.
Inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, teve alta de 7,17% no acumulado dos últimos 12 meses, com deflação de 0,29% em setembro. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 10,7%.
Regiões
Dados do ICVA mostram que duas regiões apresentaram crescimento, duas sofreram queda e uma manteve-se neutra em relação a setembro do ano passado. A região Norte teve alta de 4,2%, seguida do Sul (+0,7%), Nordeste (0%), Sudeste (-0,1%) e Centro-Oeste (-1,3%).
Veja também: Setor de HPPC cresceu quase 10% no primeiro semestre de 2022