Abandono de medicamentos durante tratamento pode piorar e prolongar doenças

Tratamento contínuo com medicamentos é fundamental
Foto: freepik

Eventualmente, quando o paciente recebe o diagnóstico de uma doença, ele já sabe o tempo e a quantidade necessária de medicamento para tratá-la. O problema é que, muitas vezes, o tratamento é abandonado antes do término prescrito pelo médico.

As razões que levam os pacientes a descontinuarem a medicação são várias, como a ocorrência de efeitos colaterais, perda de paladar, sensação de melhora, falta de recurso financeiro para aquisição, falta de organização ou entendimento da patologia.

No entanto, essa interrupção abrupta é extremamente prejudicial, porque pode trazer uma piora imediata do quadro apresentado, piorar o prognóstico de uma doença crônica ou prolongar o tempo da doença no organismo. “Controlar todos esses processos é o primeiro passo para ter sucesso em alcançar a cura ou controlar adequadamente doenças crônicas”, explica Arlei Alves, enfermeiro e cofundador da healthtech SafePill.

Segundo ele, atualmente existem soluções práticas para a diminuição do abandono de medicamentos como a organização por dose, dia e horários corretos: “O tratamento medicamentoso é importante e, às vezes, complexo. Saber dosar a quantidade correta, junto com data e horário, pode se tornar algo complicado, caso não haja uma boa organização, e é exatamente por isso que pensamos em resolver todas essas etapas do processo com uma solução efetiva e simples”.

Veja também: Float Health Brasil reafirma importância dos programas de apoio ao paciente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia