[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
O Aché Laboratórios expande seu portfólio de medicamentos oftalmológicos com Andrum, primeira marca de medicamento para o tratamento de pacientes com glaucoma. O lançamento oficial ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado em setembro, em Curitiba (PR).
Estima-se, com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que de 1 a 2% da população mundial conviva com glaucoma, principal causa de cegueira evitável no mundo. No Brasil, o número aproximado é de 1,5 milhão de pessoas, o que demonstra a importância da realização precoce de exames para diagnóstico e tratamento.
O Andrum (dorzolamida) já está em comercialização no Brasil e pode ser encontrado nas farmácias e drogarias. A solução oftálmica possui excelente perfil de redução de pressão intraocular, o que contribui para a diminuição da progressão do glaucoma.
Erick Matheus F. Machado, gerente de Marketing da Franquia Oftalmo, explica que foram realizadas diversas ações científicas e sociais durante o congresso. Algumas delas foram aulas médicas, discussões de casos e o patrocínio do projeto Pequenos Olhares, que oferece atendimento oftalmológico a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social – ao todo, cerca de mil crianças entre 5 e 15 anos foram examinadas gratuitamente.
A ação ocorreu em parceria com a ONG Renovatio, o Ministério Público do Paraná, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Pinhais, a Associação Paranaense de Oftalmologia, a Sociedade de Oftalmologia Pediátrica, entre outros.
Veja também: Medicamento inédito aprovado para asma grave no Brasil