AJ Vaccines lança vacina que ajudará a erradicar a poliomielite no mundo

A vacina de poliomielite poderá ajudar a erradicar a doença no mundo.
Foto: Reprodução AJ Vaccines

Foi anunciado no último dia dia 2 de julho, que a AJ Vaccines, da Dinamarca, desenvolveu uma vacina contra poliomielite com vírus inativado e com adjuvante, aprovada para comercialização no país pela Agência Dinamarquesa de Medicamentos.

Aprovação da vacina e consequências

O desenvolvimento da vacina contra a poliomielite foi iniciado em 2013, em colaboração e com o apoio financeiro da Fundação Bill & Melinda Gates. Entretanto, o processo de aprovação foi iniciado apenas em 2018, depois que ensaios clínicos deram resultados positivos em quase 3 mil crianças.

A comercialização na Dinamarca abre espaço para a pré-qualificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para autorizar a empresa a distribuir, no próximo ano, doses da vacina a agências da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Inovação para a saúde

A aprovação da vacina é um marco que comprova os esforços da Iniciativa de Erradicação Global da Pólio, lançada em 1988. Fornece a imunização ativa contra poliomielite por meio da vacinação primária em crianças a partir de 6 semanas de vida e reforços de vacina em bebês, crianças, adolescentes e adultos.

É produzida com base em uma tecnologia de formulação própria, que apresenta uma dose mais baixa de substâncias ativas. Além disso, é uma alternativa não inferior às vacinas contra poliomielite com vírus inativo já aprovadas.

Comprometimento da AJ Vaccines

A empresa está fazendo diversos esforços para gerar reconhecimento da vacina. Além da aprovação da comercialização na Dinamarca e da esperada pré-qualificação da OMS, a companhia está fazendo investimentos em um centro de produção de vacina em conformidade com o estabelecido no documento GAP III da ONU.

O CEO da AJ Vaccines, Jesper Helmuth Larsen, explica que todos os colaboradores se dedicaram para desenvolver uma vacina inovadora, que tem o potencial de contribuir para a erradicação da poliomielite em todo o mundo.

“Esperamos que o desenvolvimento e a aprovação da nova vacina tenham um impacto positivo na vida de milhões de pessoas, ao mesmo tempo que representam um potencial de negócios e oportunidade de crescimento significativos para a AJ Vaccines. Pretendemos lançar o produto em nível mundial no começo de 2020 por meio de parcerias com a UNICEF e outros programas de aquisição conjunta, bem como diretamente no mercado privado”, afirmou Larsen.

Veja também: Cobertura vacinal cai e doenças eliminadas voltam a incomodar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia