Anticoncepcional com sistema de autoaplicação trimestral chega ao Brasil

Foto: Divulgação

Sayana é o primeiro anticoncepcional aplicado trimestralmente aprovado para circular no país, que será comercializado pela Pfizer. Além de ser uma opção mais prática de contracepção para a mulher, pode ser usado no tratamento de dor para endometriose, uma doença ginecológica que afeta 10% da população feminina em idade reprodutiva.

O princípio ativo deste anticoncepcional é o acetato de medroxiprogesterona, um derivado isolado da progesterona que atua evitando a ovulação e dificultando a entrada de espermatozoides no útero através do espessamento do muco cervical.

Além disso, por ter baixa dosagem, Sayana também pode ser usado por mulheres que estão amamentando e por aquelas que são consideradas pacientes de risco, caso usem contraceptivos combinados (produtos que têm o hormônio estrogênio na composição). Nesse perfil, encaixam-se mulheres fumantes, obesas e que têm histórico familiar de trombose.

Outro ponto positivo deste novo anticoncepcional é a maior liberdade que o público feminino terá. A diretora médica da Pfizer, Marjori Dulcine, considera o Sayana um aliado da mulher moderna. “Como o produto é ministrado em uma única aplicação, a cada três meses, o risco de falhas na posologia, como possíveis esquecimentos, diminui muito, preservando a eficácia da contracepção. Além disso, a possibilidade de autoaplicação, também traz ganhos em praticidade e qualidade de vida”, explica Marjori.

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia