A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última terça-feira (17/11), no Portal Brasileiro de Dados Abertos e na plataforma Gov.br informações relacionadas à venda de medicamentos controlados e antimicrobianos.
As bases de dados foram disponibilizadas aos usuários para download, permitindo diferentes tipos de análises e pesquisas. Na Gov.br, foram incluídos painéis que permitem a visualização gráfica e tabular das informações e a filtragem dos dados de diversas formas.
Os dados fazem parte de dois sistemas – o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que reúne informações advindas de farmácias e drogarias privadas, e o Datavisa, que agrega as referências de cadastro de medicamentos registrados.
Na nota publicada no site da Agência, a entidade esclarece que os dados do SNGP são objeto frequente de requisições da sociedade: “Antes da disponibilização das bases, as solicitações eram atendidas individualmente. Com essa medida, a Anvisa democratiza o acesso e facilita a consulta a referências importantes para pesquisas epidemiológicas sobre o consumo de medicamentos controlados e antimicrobianos no país. Além disso, a novidade se integra à estratégia do Governo Digital”.
Veja também: Anvisa estende período de normas estabelecidas pela RDC 357