Anvisa aprova primeiro medicamento com efeito duplo contra osteoporose e fraturas

Anvisa aprova medicamento para osteoporose
Foto: freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Evenity (romosozumabe), da Amgen, que é o primeiro construtor ósseo com efeito duplo: evita perda da massa óssea e regenera partes já comprometidas pela doença.

Ação do medicamento

O medicamento é indicado para o tratamento de osteoporose em mulheres na pós-menopausa com alto risco de fratura e pacientes que falharam ou são intolerantes a outra terapia de osteoporose disponível. A ação acontece por meio do aumento da densidade mineral óssea e do fortalecimento da estrutura esquelética do corpo humano.

A osteoporose acomete principalmente idosos, mas as mulheres em menopausa e pacientes de alto risco também são bastante afetados. O medicamento demonstrou em estudos que reduz rapidamente o risco de fratura e constrói um novo osso com 12 meses de terapia.

Estudos

A aprovação da Anvisa foi baseada nos resultados do estudo FRAME, que demonstrou redução significativa de novas fraturas vertebrais (coluna) e clínicas (sintomáticas) em um ano na comparação com o placebo, e também pelo estudo ARCH, que evidenciou a indicação em pacientes com alto risco de fratura.

Osteoporose e risco de fratura

No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são afetadas pela osteoporose. “Esse tratamento é uma ótima oportunidade para solucionar esse problema da saúde pública. Pacientes que já foram expostos à primeira fratura têm um risco maior de sofrer quedas secundárias. Com o novo medicamento é possível optar por um tratamento que, além de regenerar os ossos, previne novas ocorrências”, explica dr. Bem-Hur Albergaria, vice-presidente da Comissão Nacional de Osteoporose.

Veja também: Consumo de vitaminas cresce 29% em um ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.