[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A Novo Nordisk anuncia que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Wegovy (semglutida 2,4 mg) para o tratamento do sobrepeso (com comorbidades) e obesidade no Brasil. É o primeiro e único medicamento semanal aprovado para esse fim no Brasil.
Aprovação do produto
O produto foi o primeiro produto biológico aprovado pela Anvisa para mecanismo de reliance, que dispõe sobre o aproveitamento de análise realizada por Autoridade Reguladora Estrangeira Equivalente (AREE), neste caso a agência reguladora europeia (EMA).
O aval foi baseado nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP, onde foi revelado que pacientes que utilizaram o medicamento conseguiram uma perda de peso corporal média de 17%, em 68 semanas, contra 2,4% do grupo placebo.
Obesidade é problema real
Dados da World Obesity Federation mostram que existem 764 milhões de pessoas vivendo com obesidade no mundo. O documento aponta que, até 2030, uma em cada cinco mulheres e um em cada sete homens terão obesidade, chegando a um bilhão de pessoas globalmente.
“A aprovação de Wegovy no Brasil representa importante conquista para as pessoas que convivem com a obesidade e excesso de peso. Trata-se de uma doença crônica, progressiva e multifatorial e que exige uma série de cuidados durante todo o tratamento. Nesse sentido, a Novo Nordisk fica extremamente satisfeita em oferecer para esses pacientes o melhor e mais seguro medicamento já produzido e que é capaz de melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, explica a diretora médica da farmacêutica, Priscilla Mattar.
Mesmo com a aprovação, ainda não há uma data definida para que o medicamento chegue ao mercado, já que ainda é necessário aguardar a finalização de outros processos, como a definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Veja também: BMS, Sírio-Libanês e EY se unem para inovar no acesso a tratamentos oncológicos