Anvisa aprova terapia da GSK para câncer de ovário

Câncer de ovário
Foto: Reprodução da internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova terapia oral para o tratamento de manutenção do câncer de ovário desenvolvida pela farmacêutica GSK no Brasil. O medicamento Zejula (niraparibe) é indicado para pacientes com câncer de ovário recém diagnosticadas ou nas quais a doença retornou, que fizeram quimioterapia à base de platina e tiveram resposta completa ou parcial a ela.

A eficácia e a segurança do Zejula possuem respaldo de estudos clínicos publicados em 2016 e 2019. No primeiro, o medicamento apontou redução de 38% do risco de progressão da doença ou morte da população geral. No outro, em pacientes que apresentaram doença recorrente, houve uma redução de risco de progressão ou morte de 73% nas pacientes com a mutação BRCA e de 55% nas mulheres sem a mutação.

Vanessa Fabricio, diretora médica de Oncologia da GSK, explica que “os resultados apresentados nos dois estudos demonstram o impacto dessa terapia para pacientes em estágio avançado da doença, oferecendo nova opção de tratamento oral, de fácil administração, sem a necessidade de locomoção até o hospital, atendendo a uma população com grande necessidade terapêutica”.

O lançamento comercial deve ocorrer nos próximos meses, assim que a GSK receber a aprovação de preço pela Câmera de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). O Zejula é o primeiro medicamento oncológico da GSK aprovado no mercado nacional.

Veja também: Astellas Farma abre edital para projetos sociais em prol de pacientes de oncologia, onco-hematologia e urologia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia