Anvisa aprova tratamento de primeira linha para carcinoma de células renais avançado

Anvisa aprova tratamento de carcinoma renal
Foto: Divulgação
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no dia 11 de abril, a primeira linha de tratamento do carcinoma de células renais avançado (CCRa), o Cabometyx (levomalato de cabozantinibe) em combinação com o Opdivo (nivolumabe), produtos da Ipsen e da Bristol Myers Squibb, respectivamente.

Luciana Povegliano, líder de Oncologia Médica da Ipsen Brasil, comenta: “A partir de agora, os pacientes com câncer renal passam a ter uma importante opção para tratar esta neoplasia. Embora não existam estatísticas atualizadas no Brasil, o câncer renal tem alta letalidade no País. Além disso, este câncer não apresenta sintomas no início, algo que dificulta o diagnóstico”.

Segundo Howard Mayer, vice-presidente executivo e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Ipsen, a combinação é uma nova grande opção, sólida e potente: “Estamos orgulhosos que esta opção de tratamento, agora aprovada, não apenas aborde os principais benefícios de eficácia, mas também a necessidade de manter a qualidade de vida dos pacientes”.

A aprovação pela Anvisa é baseada nos resultados do estudo de Fase III CheckMate-9ER, apresentado durante o Congresso 2020 da Sociedade Europeia de Oncologia Médico (ESMO) e publicado no New England Journal of Medicine (NEJM), em março de 2021.

A cada ano, mais de 400 mil novos casos de câncer de rim são diagnosticados. Destes, o CCR é o tipo mais comum, representando cerca de 90% do total. É duas vezes mais comum em pacientes do sexo masculino e são responsáveis por mais de dois terços das mortes. Se detectado nos estágios iniciais, a taxa de sobrevida em cinco anos é alta.

Veja também: Tratamento contra HIV ganha tecnologia de produção nacional

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo