[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar Libtayo (cemiplimabe), desenvolvido pela Sanofi Specialty Care, para o tratamento de primeira linha de adultos com câncer de pulmão de não pequenas células (CPCNP) localmente avançado ou metastático – o tipo que mais mata no mundo.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 1,8 milhão de pessoas morreram em razão da doença no mundo em 2020. Desses, 85% correspondem ao câncer de não pequenas células. Esse tipo de câncer de pulmão tende a evoluir mais lentamente do que os outros, mas, devido aos poucos sintomas manifestados no início, a maior parte dos pacientes recebe o diagnóstico com a doença já em estágio avançado.
A nova indicação de cemiplimabe é para pacientes que não apresentam mutações EFGR, ALK ou ROS1; que possuem expressão de PD-L1 em mais de 50% das células tumorais; e que apresentem doença localmente avançada não sendo candidatos à quimiorradiação definitiva ou doença metastática.
A eficácia e segurança do medicamento foram estabelecidas no estudo EMPOWER-Lung 1, que demonstrou melhora significativa na sobrevida global em comparação com a quimioterapia.
Veja também: Novo tratamento da Pfizer para câncer de mama é aprovado pela Anvisa