Anvisa não confirma notícia sobre derrubada de retenção de receita para cloroquina e ivermectina

Nossa redação entrou em contato com a assessoria de imprensa da Anvisa, mas ainda não teve retorno.
Retenção de receita para cloroquina e ivermectina pode ser derrubada
Foto: freepik
Publicidade

O portal de notícias da CNN Brasil noticiou, na noite da última quinta-feira (13/8), que o presidente Jair Bolsonaro afirmou, em transmissão ao vivo nas redes sociais, que a hidroxicloroquina e a ivermectina poderão ser compradas sem a retenção obrigatória da receita pelas farmácias.

O presidente informou que foi informado da nova regulação diretamente por Antônio Barra, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Quem desejar comprar os medicamentos ainda precisará da receita assinada por um médico, mas com um grau a menos de exigência. A retenção impede, por exemplo, que as receitas sejam reaproveitadas.
Bolsonaro disse que a exigência da dupla via evitava a compra de grandes quantidades para revenda, que isso foi alteado:
“Evitar a compra para fazer negócio, para revender, para fazer estoque agora, a Anvisa fez uma resolução de que precisava de uma receita dupla via, com retenção, mas isso mudou agora”.

Nossa redação apurou a informação com o consultor jurídico da Ascoferj, Gustavo Semblano e, até o momento, a resolução não foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Anvisa, mas a entidade pediu que a solicitação fosse enviada por e-mail.

Assim que houver novas informações, a matéria será atualizada.

Veja também: Anvisa publica esclarecimentos sobre RDC 405/2020

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo